As qualidades planetárias: Marte
23 de fevereiro de 2021
As qualidades planetárias: Saturno
27 de fevereiro de 2021

“São forças de Júpiter que colocam o pensar humano em movimento. Elas carregam uma força intelectual, leve e genial, que pode ver e unir perspectivas amplas e variadas. A inteligência jupiteriana leva à observação e ao pensar, que através dos órgãos dos sentidos leva ao espiritual”.

Rudolf Steiner

Quinta-feira, é o dia da semana que representa a qualidade planetária Júpiter. A cor que o caracteriza é o laranja, uma cor também conhecida por trazer alegria às pessoas e ambientes.

A força dos planetas traz para nossa alma as qualidades dos arquétipos. No caso de Júpiter, o arquétipo que o representa é o do pensador. Assim como as forças jupiterianas criam forma, caminho, simetria e equilíbrio, também são voltadas para o presente.

Como diz Gudrun: “O jupiteriano é um tipo em que a vida externa e interna estão em equilíbrio. Pessoa calma, inteligente, jovial e senso de justiça forte.” As pessoas com qualidades planetárias de Júpiter destacam-se também por seu bom caráter e grandeza de alma. A postura do tipo jupiteriano apresenta nobreza e certo ar de realeza. O pensar domina o sentir e o agir. Com seu caráter equilibrado, sentimentos moderados e ação pensada, costumam ser a cabeça num grupo, o senhor e mestre, aquele que lidera e traz harmonia, paz e ordem. Faz parte ainda de suas características seu gosto por organização, bons modos e a sua maneira de amenizar brigas com bons conselhos. Valoriza a arte e a beleza clássica. Respeita a dignidade humana. Capaz de abrir mão de coisas pessoais em pról de realizações e metas mais elevadas.

O Pensar das pessoas com qualidades planetárias em Júpiter é abrangente, global, com forte visão do todo e não do detalhe. Facilmente sintetizam, chegam a um conceito ou uma imagem que representa o todo. Destacam-se por um pensar ativo, dinâmico, estratégico, com ideias geniais, criativas e capazes de gerar diferentes perspectivas para as pessoas e para o mundo. As qualidades de Júpiter se traduzem em sabedoria, ou seja, a capacidade pensante, a razão, a capacidade de julgar e trazer ideias.

Seu Sentir é marcado por jovialidade, alegria e meiguice. Apesar de relacionar-se facilmente e de ter “uma alma multicolorida”, como diz Gudrun, costuma ser também seletivo e discreto, é não é a qualquer um que permite aproximação. Pode inclusive se sacrificar para manter a harmonia. Júpiter é conhecido também por ser o regente da paz. O sentimento segue a razão e a sua vigilância põe limites à sua vida.

O pensar jupiteriano eleva-se ao mundo das ideias: ideias criativas, geniais, capazes de criar várias perspectivas. Os jupiterianos são pessoas de direção, líderes e organizadores, estadistas, cientistas e outros postos de comando.

Seu Querer destaca-se por sua necessidade de organização e harmonia, além de sua capacidade de liderança, marcada também por sua habilidade de identificar as fortalezas das outras pessoas e coloca-las nas tarefas e posições mais adequadas para cada trabalho e situação. São aqueles que estabelecem ou formulam as regras e políticas. Criam a ordem e a estrutura. Sua autoridade vem do conhecimento. Tarefas não terminadas não o agrada, portanto tenta resolvê-las diariamente. Outro diferencial no seu agir, como destaca Gudrun é saber “transformar a experiência da vida em sabedoria e aproveitar o momento”.

No campo profissional, podemos comparar os jupiterianos com o arquétipo de um nobre rei. Possuem metas elevadas e costumam atuar em posições de liderança. São pessoas de direção, líderes e organizadores, estadistas, cientistas ou outros postos de comando. Cargos como: empresários, gerentes, líderes políticos, engenheiros, organizadores, sábios, estrategistas, regentes, estudiosos, conselheiros, juízes, pensadores e filósofos são indicados para quem possui as qualidades de Júpiter. Dentre sua habilidade de liderança, há destaque para a boa distribuição de tarefas, colocando as pessoas nos lugares mais adequados.

Para trazer exemplos, pessoas famosas mundialmente que apresentam algumas qualidades jupiterianas são: Goethe e Aristóteles.

Sua maior virtude é a sabedoria e a sua maior fraqueza, a onipotência. Sendo que, se não estiver maduro o suficiente, ao invés de sabedoria e grandeza de alma, pode desenvolver mania de grandeza, arrogância, perder-se no formalismo ou tornar-se um tipo dominador e onipotente.

Muitas das suas questões surgem de sua grandiosidade e do seu jeito de dominar. Não admite situações desordenadas, limitações ou ameaças à sua posição de domínio. No que diz respeito às polaridades, no polo mais “quente” pessoas com qualidades jupiterianas em excesso podem caminhar na direção da ilusão, e no polo mais “frio” podem simplificar em excesso, agir com reducionismo ou generalização.

Quando observamos as oportunidades de desenvolvimento, vale destacar que o excesso das forças jupiterianas em um indivíduo, pode resultar em uma pessoa muito orgulhosa, autoritária, impaciente, muito formal, arrogante, com mania de grandeza ou até mesmo déspota. Sendo assim, desenvolver a humildade e a modéstia pode ser um importante aprendizado. E vale ressaltar que, para a realização e plenitude do tipo jupiteriano, conhecimento é uma necessidade de vida, assim como, boa formação, liderança e conteúdos pensantes são bem vindos.

O que achou desse post? Se identificou com esse tipo planetário? Quer conhecer quais qualidades planetárias estão mais presentes em você? Agende uma sessão gratuita e vamos conversar!

Geise Trintinalia
Geise Trintinalia
Sou mãe de um príncipe encantador e tia de 3 sobrinhos maravilhosos. Minha família me nutre. Adoro uma rotina. Planejo tudo que é possível. Sou mais do dia do que da noite. Gosto de coisas bonitas, sofisticadas e elegantes. Aprecio fotos, ler um bom livro, ouvir uma boa música, viagens, decoração de interiores, receber amigos em casa. Nasci, cresci, estudei e trabalhei por muitos anos em São Paulo. Desde 2018, moro e atuo em Massachusetts, nos Estados Unidos, com atendimentos online e sempre engajada em me manter atualizada com as melhores ferramentas de mercado. Pautada em minha história de vida e realizações, meu Propósito de Vida é transformar sonhos em realidade de forma bela, cuidadosa, transparente e amorosa. E os valores que sustentam esse propósito são: Transformação, Experiências Marcantes, Liberdade, Clareza, Autenticidade e Beleza no Resultado. Com esse repertório, experiência e propósito, me coloco à disposição e será um prazer construir com você uma nova jornada de autoconhecimento e desenvolvimento ainda mais repleta de propósito e realização pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *