As qualidades planetárias: Saturno
27 de fevereiro de 2021
As qualidades planetárias: Mercúrio
3 de março de 2021

Memória e fantasia são faculdades lunares”.

Rudolf Steiner


Segunda-feira, é o dia da semana que representa a qualidade planetária da Lua. A cor que a caracteriza é a roxa ou violeta.

A força dos planetas traz para nossa alma as qualidades dos arquétipos. No caso de Lua, o arquétipo que o representa é o do conservador. Pessoas com qualidades das forças lunares costumam fazer os controles, os registros e arquivos, assim como, possuem as características de refletir, reproduzir, repetir ou recapitular situações passadas. Monitorar, fazer estatísticas, resumir, avaliar e atuar com cautela também são ações típicas do tipo lunar. Gostam de criar hábitos, rotinas e rituais, além de serem voltados para as aparências. São pessoas com ações voltadas para o passado.

Como diz Gudrun: “É um tipo mais para o arredondado, parecido com o ser de temperamento fleumático, sempre aparentando ser mais jovem do que realmente é. Irradia calma e é bem passivo; espelha, como a Lua, o ambiente.” 

As pessoas com qualidades planetárias lunares destacam-se por sua união com a natureza, o que gera aprendizado, tanto no pensamento, quanto na ação. A boa memória também se encontra nos tipos lunares e os ajudam a reproduz as coisas, garantindo a manutenção do passado para atuação no presente. A fantasia, como mencionada por Steiner, atua inclusive na produção de novos conteúdos. Outras características como cozinhar bem e gostar de métodos naturais de tratamentos, como banhos e compressas, também são características presentes no tipo lunar.

O Pensar das pessoas com qualidades planetárias lunares se destaca por sua memória fotográfica e ordenada, além da capacidade de espelhar o que o outro fala, fazendo com que ao repetir a fala da outra pessoa, esta tenha a capacidade de “se ouvir” pela boca de quem está espelhando. Ser sonhador também caracteriza o seu pensar, assim como, sua conexão com a natureza e seu interesse por uma vida saudável fazem parte do seu pensar.

Seu Sentir é marcado por um instinto protetor, como um instinto materno. Pela combinação da sua habilidade de espelhar juntamente com seu instinto que nutre e protege, como diz Gudrun: “não é fácil chegar a ele, pois, como espelha, é preciso que se chegue atrás do espelho”.

No seu Querer como destaca Gudrun: “tem uma forte relação com a natureza, do tipo que acorda com o Sol e deita com o Sol”. Família e ritmo são de fundamental importância para o tipo lunar, bem como, uma ação cuidadosa.

No campo profissional, encontramos cargos como: juízes, contadores, cozinheiros, nutricionistas, pecuaristas, agricultores e horticultores, por exemplo. São profissionais que utilizam regras e fórmulas do passado, e mostram interesse em assegurar as rotinas. Além de gostarem de colecionar e organizar coisas; fotografar ou pintar a natureza; e arquivar e preservar histórias e passado para que possam ser utilizados no presente e consultados no futuro. Há um risco de utilizar os fatos que conhece para manipular as pessoas, tornar-se um “expert teórico”, sem vivências interiores; ou ficar na superfície com um vazio interior.

No que diz respeito às polaridades, no polo mais “quente” pessoas com qualidades lunares em excesso podem ter resistência a mudança e serem reconhecidos pela típica frase: “nós sempre fizemos assim…”. E, no polo mais “frio” podem seguir manuais e terem rituais vazios.

Quando observamos as oportunidades de desenvolvimento, vale destacar que o excesso das forças lunares em um indivíduo, pode resultar em uma entrega para a gula, bebida e paixões. E, quando faltam qualidades planetárias lunares em um indivíduo, pode também faltar o sentido e o olhar para uma vida saudável, e o equilíbrio na família.  Sendo assim, para a realização e plenitude do tipo lunar, a vida familiar é fundamental. Normalmente valorizam o casamento e filhos, bem como, os laços sanguíneos. Algo que também pode ajudar o tipo lunar em seu desenvolvimento é sair da passividade e isso pode ser alcançado, por exemplo, por meio de atividades artísticas.

Para trazer exemplos de pessoas famosas mundialmente que apresentam algumas qualidades lunares temos: o músico Schubert, a atriz Marilyn Monroe e Goethe (que também apresentava algumas qualidades lunares além das qualidades jupiterianas destacadas no post de quinta-feira).

O que achou desse post? Se identificou com esse tipo planetário? Quer conhecer quais qualidades planetárias estão mais presentes em você? Agende uma primeira sessão gratuita e vamos conversar!

Geise Trintinalia
Geise Trintinalia
Sou mãe de um príncipe encantador e tia de 3 sobrinhos maravilhosos. Minha família me nutre. Adoro uma rotina. Planejo tudo que é possível. Sou mais do dia do que da noite. Gosto de coisas bonitas, sofisticadas e elegantes. Aprecio fotos, ler um bom livro, ouvir uma boa música, viagens, decoração de interiores, receber amigos em casa. Nasci, cresci, estudei e trabalhei por muitos anos em São Paulo. Desde 2018, moro e atuo em Massachusetts, nos Estados Unidos, com atendimentos online e sempre engajada em me manter atualizada com as melhores ferramentas de mercado. Pautada em minha história de vida e realizações, meu Propósito de Vida é transformar sonhos em realidade de forma bela, cuidadosa, transparente e amorosa. E os valores que sustentam esse propósito são: Transformação, Experiências Marcantes, Liberdade, Clareza, Autenticidade e Beleza no Resultado. Com esse repertório, experiência e propósito, me coloco à disposição e será um prazer construir com você uma nova jornada de autoconhecimento e desenvolvimento ainda mais repleta de propósito e realização pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *