Já ouviu falar em qualidades planetárias?
16 de fevereiro de 2021
As qualidades planetárias: Marte
23 de fevereiro de 2021

As qualidades planetárias: Solar

“O que vem do Sol inflama nossa vontade e apela a nossa liberdade; permite, como ser livre, interferir em seu próprio desenvolvimento, fazer algo para si, para o futuro!”.

Rudolf Steiner


Hoje começaremos a falar sobre cada uma das qualidades planetárias. E, como Domingo é o dia da semana que representa a qualidade planetária Solar, vamos começar por aqui, iniciando uma nova semana com esse olhar Antroposófico para uma qualidade planetária tão especial.

Escolhi começar esse assunto e abrir as qualidades planetárias em um domingo falando do Sol mas, por sua essência, poderia também ter escolhido fechar essa série de posts com ele, porque um dos aspectos que mais marca o tipo Solar é o fato dele reunir as forças das outras seis qualidades planetárias em um equilíbrio que o caracteriza. Como diz Gudrun: “Em quem é regido pelo Sol, as forças do coração dominam; elas tem um coração magnânimo e um grande senso de justiça. O Sol traz luz (expressão da sabedoria), calor (expressão do amor) e vida (expressão da criatividade). O tipo é sábio e tem clareza de espírito, grandeza de alma, magnanimidade e altruísmo. Embora seja pessoa luminosa, necessita da luz externa, do Sol, e de bastante claridade. Como é bem dotado, o grande perigo é o da indolência.”

Um arquétipo marcante para o Tipo Solar é a força que esse planeta traz na alma para a qualidade de harmonização. Pessoas Solares se diferenciam por sua habilidade de trazer calor, ou seja, ternura e sentimentos, além de luz, no sentido de ideias e insights. A expressão desse tipo planetário, geralmente, é séria, calma e contida e seu comportamento é nobre. Importante também é sua relação com a luz. Necessita do Sol, pois é por meio dele que se aquece. Inverno e meses pouco ensolarados fazem o tipo Solar sofrer. Sua natureza o leva ao Sol, porém o excesso o irrita. Normalmente, prevalecem em si mesmos e possuem grande riqueza de alma.

Segundo a Antroposofia, a luz solar representa a expressão da ação de altas entidades espirituais solares, e ela simboliza a sabedoria; o calor remete ao Amor e a vida traduz-se em força criadora.

Nas pessoas com qualidades planetárias Solares a relação entre o mundo externo e o interno é tão harmoniosa que unifica todos os lados positivos das outras qualidades planetárias. O tipo solar é raro. Sentimento e intelecto estão em equilíbrio, combinando interesse intelectual e atividade criativa artística. Possui abertura e atividade irradiante e tendência a doar. Tem como grande virtude o senso de justiça, resultando em muitas atividades para o bem ou em favor do ser humano e do mundo. Magnânimo é uma palavra que resume esse tipo planetário raro de se encontrar.

O coração é o órgão que comanda o pensar, o sentir e o querer. Seu Pensar é marcado por sua capacidade de síntese, clareza e transparência, o que traz verdade e otimismo à vida. O autoconhecimento, outra característica presente no tipo solar, também é denominado o “conhecimento do coração”.

No Sentir, se destaca por ser caloroso, singelo e confiante, repleto de ternura, humanidade e harmonia. Vivem o presente. Acolhem frustrações sem rancor e logo perdoam as injustiças que sofrem. Buscam o melhor de cada um e raramente tem inimigos. São ricos interiormente e querem dar e não receber. Confiança e bondade também estão presentes, afastando-os do egoísmo e levando-os em direção às pessoas. De modo geral, “falta de coração”, princípios rígidos, ganância e desrespeito ao ser humano não são tolerados pelas pessoas que tem esse tipo planetário mais atuante em suas vidas.

No seu Querer, as pessoas Solares também agem segundo o coração. O que move o tipo Solar não é salário, nem reconhecimento, e sim as boas ações em si mesmas. Confiabilidade, criatividade e entusiasmo também estão presentes em seu agir. Sua atuação também traz ordem, justiça e harmonia. Amam a terra, gostam da ordem e da limpeza. São práticos e aceitam os acontecimentos com calma. Desfrutam do que possuem, mantendo modéstia, simplicidade e generosidade. Bondade e ajuda ao próximo, sem favoritismo ou distinção, também marcam seu agir no mundo.

Para trazer exemplos, pessoas famosas mundialmente que apresentam algumas qualidades Solares são: Wolfgang Amadeus Mozart, Albert Schweitzer, São Francisco de Assis, e o pintor renascentista Rafael.

No aspecto profissional e na vida, o tipo solar estimula outras pessoas para tarefas, incentivando seus esforços. Grande senso de justiça, luta por seus ideais, entusiasmo, ética moral, ritmo para o trabalho, sem pressa ou preguiça, marcam as pessoas com essa qualidade planetária. Algumas das funções fortes nos solares são: coordenar e dosar as outras habilidades; manter as polaridades em equilíbrio com dinamismo, inclusive no que diz respeito a extroversão e introversão. Colocando foco no campo profissional encontramos pessoas com fortes qualidades planetárias em Sol em papéis como “regente da orquestra” e como reconciliador. São pessoas que atuam em equipes e comunidades.

Se pensarmos sobre as polaridades ao expressarmos as forças planetárias do Tipo Solar no nosso dia-a-dia, ou seja, quando essas forças estão em excesso, podemos dizer, de forma objetiva, que na polaridade mais “quente” as pessoas podem perder sua identidade, e no polo mais “frio” podem se tornar prisioneiras do medo.

Outro ponto de atenção, quando há excesso de qualidades solares, é a sua passividade ou preguiça interna. Talvez isso se explique devido ao fato de que, enquanto os outros tipos planetários buscam se aperfeiçoar e superar suas qualidades pela educação, ações de autoconhecimento e desenvolvimento, o tipo solar não precisa se esforçar para esse aprendizado. E como se pra ele isso tudo viesse muito naturalmente.

Fazendo uma analogia, é como se o excesso de qualidades solares fosse a presença de luz e calor em demasia, produzindo uma certa embriaguez. Essa sensação pode fazer com que as pessoas do Tipo Solar sintam que o mundo é seu ou embarquem em um idealismo excessivo. A alegria de viver e a confiança podem ficar desmedidas. Assim como, podem deixar de enxergar seus defeitos e até mesmo as adversidades nas situações. Há um risco, inclusive, de esgotarem suas próprias forças, capacidades e recursos materiais. Podem perder a noção do que é atingível e do que é inatingível. Por outro lado, a ausência das qualidades solares reflete a falta de luz interna e de calor, e leva à sensação de frio, podendo tornar a pessoa egocêntrica e materialista. Surge também nesse cenário a dificuldade para confiar em si próprio, e nas outras pessoas, o que pode gerar conflitos internos e prejudicar sua maneira de se colocar de forma positiva na vida. Tristezas e medo tornam-se presentes e podem fazer desistir de suas tarefas. O lado negativo da vida pode se sobressair. Assim a existência torna-se pesada, podendo gerar inclusive um certo desespero.

Vale ressaltar que quando em equilíbrio, as forças solares tem como característica estimular a potencialidade espiritual, a harmonia, o crescimento interno e a transformação.

O que nos chama muito atenção é que mesmo no tipo solar, que é muito raro de se encontrar e especial por seu equilíbrio, quando há excesso das qualidades planetárias atuando, a “sombra” da pessoa pode se sobressair às próprias qualidades. Por isso, vale reforçar que o objetivo de descrever cada uma dessas qualidades planetárias, é inspirá-lo a olhar para si próprio e encontrar quais influências dos sete planetas mais atuam na sua vida. Sabendo que é possível trabalhar para harmonizá-las e equilibrá-las em você. Além do que o “simples exercício” de identificá-las em nossas vidas já nos faz conhecer mais sobre nós mesmos e também às pessoas que estão ao nosso redor.

Quer conhecer mais sobre você mesmo, entre em contato e agende uma primeira sessão gratuita. Será um prazer te conhecer e podermos descobrir mais sobre suas qualidades planetárias, biografia, propósito de vida e o que mais você se interessar em descobrir sobre você mesmo! Espero por você!

Geise Trintinalia
Geise Trintinalia
Sou mãe de um príncipe encantador e tia de 3 sobrinhos maravilhosos. Minha família me nutre. Adoro uma rotina. Planejo tudo que é possível. Sou mais do dia do que da noite. Gosto de coisas bonitas, sofisticadas e elegantes. Aprecio fotos, ler um bom livro, ouvir uma boa música, viagens, decoração de interiores, receber amigos em casa. Nasci, cresci, estudei e trabalhei por muitos anos em São Paulo. Desde 2018, moro e atuo em Massachusetts, nos Estados Unidos, com atendimentos online e sempre engajada em me manter atualizada com as melhores ferramentas de mercado. Pautada em minha história de vida e realizações, meu Propósito de Vida é transformar sonhos em realidade de forma bela, cuidadosa, transparente e amorosa. E os valores que sustentam esse propósito são: Transformação, Experiências Marcantes, Liberdade, Clareza, Autenticidade e Beleza no Resultado. Com esse repertório, experiência e propósito, me coloco à disposição e será um prazer construir com você uma nova jornada de autoconhecimento e desenvolvimento ainda mais repleta de propósito e realização pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *