As qualidades planetárias: Mercúrio
3 de março de 2021
Aprofundamento Biográfico Ladi Di.
8 de março de 2021

As qualidades planetárias: Vênus

“Vênus é o elemento do amor cósmico”.

Rudolf Steiner

A sétimo e última qualidade planetária que vamos abordar, é aquela associada à sexta-feira, Vênus. A cor que a caracteriza é a verde. E o arquétipo que representa as qualidades planetárias desse planeta é de bom ouvinte e provedor.

Pessoas de Vênus se diferenciam por sua habilidade de criar condições para a ação e o encontro de ideias. Além de “calor”, sentimentos, percepção, acolhimento, muitas ligações, alto senso estético e a habilidade de tornar os ambientes agradáveis. Muitas vezes, são dóceis, pessoas entusiasmadas e com senso artístico. Enfim, essas são forças que representam bem o lado feminino que atua fortemente nesse planeta (há muitos homens que também possuem essas qualidades, elas não são exclusivas das mulheres).

Uma boa maneira de descrever uma pessoa com fortes qualidades do planeta Vênus atuando em si, é trazendo luz para o sentimento. Segundo Gudrun, no tipo venusiano “o sentimento predomina em relação ao pensar e ao agir. É o tipo feminino por excelência, mas que pode ocorrer também no homem, dando-lhe sensibilidade. É o tipo estético, que gosta de beleza e irradia amor.” Gostam também de ser felizes e compartilhar desse sentimento com outras pessoas. Sem essa interação com as pessoas que gosta, murcham na vida.

Pensando agora no arquétipo da trimembração do ser humano, ou seja, o Pensar, o Sentir, e o Querer, vamos conhecer algumas informações de como Vênus atua nessas três dimensões:

No que diz respeito ao Pensar, o sentimento se faz presente. Muitas vezes, o pensar torna-se fantasioso,  com muitos sonhos, paixões, criativo, colorido, repleto de imagens e percepções. A beleza, arte, canto e música são exemplos da sua inclinação para um pensar muito mais poético do que científico.

Quando observamos o Sentir de um venusiano, vemos e sentimos seu calor e movimento. Também sua atuação em extremos, “ora está no céu, ora no precipício”. Outra característica do seu sentir é a forte presença da simpatia e antipatia, normalmente comandados pela estética. Assim como as fantasias e ilusões que acompanham também o sentir, além do pensar.

O Querer das pessoas de Vênus é voltado para o cuidar, seja de outras pessoas ou do ambiente, para que fique agradável. Valorizam a aparência. E se destacam por sua motivação pelo amor, muitas vezes, inclusive, se sacrificam em nome do amor. A arte também se faz presente na vida do venusiano, seja como um hobby, uma profissão ou simplesmente a admiração. As qualidades venusianas são muito bem vindas e necessárias em atividades terapêuticas, por exemplo.

No campo profissional e na vida os venusianos gostam de organizar, cuidar, prover, apoiar e manter. As qualidades venusianas são muito bem vindas e necessárias em atividades terapêuticas, por exemplo. Da mesma forma, em cargos como enfermeira, secretária, funções administrativas, e também no “chamado” da maternidade (que vai além de uma profissão).

Algumas pessoas famosas mundialmente que nos inspiraram com suas qualidades venusianas são: Madre Teresa, São Francisco de Assis e o músico Franz Joseph Haydn.

Uma de suas virtudes é a caridade. Por sua vez, uma de suas fraquezas, o prazer. No que diz respeito às polaridades, no polo mais “quente” pessoas com qualidades ” são marcadas por uma forte necessidade de agradar ao outro, e no polo mais “frio” as pessoas tentam controlar e organizar as coisas fortemente.

Para quem tem a atuação de Vênus em excesso no seu dia-a-dia o risco é de julgamento das pessoas pelo viés da simpatia e antipatia. São pessoas que facilmente se conectam com aqueles que julgam positivamente, e também fecham a possibilidade de relacionamento com aqueles que julga negativamente. Em contrapartida, a falta dessa qualidade em um indivíduo afeta diretamente o sentimento, que pode ficar atrofiado, e interferir na sensação de alegria e paixão na vida. A imagem que marca essa carência das qualidades venusianas é de uma alma congelada.

Pensando no desenvolvimento dos venusianos, aprender a objetivar pensamentos e sentimentos, assim como, ativar o pensar lógico e aprender a separar fantasia da realidade, são desafios presentes para serem superados. No aspecto profissional, atenção para atividades “pobres em criatividade e cheia de rotina e tédio”. Isso pode fazer um venusiano sucumbir.

E, ao falar sobre desenvolvimento, vale reforçar que o objetivo de descrever cada uma das qualidades planetárias é inspirá-lo a olhar para si próprio e encontrar quais influências planetárias mais atuam na sua vida, sabendo que é possível trabalhar para harmonizá-las e equilibrá-las em você. Além do que, o “simples exercício” de identificá-las em nossas vidas já nos faz conhecer mais sobre nós mesmos e também às pessoas que estão ao nosso redor.

Quer conhecer mais sobre você mesmo, entre em contato e agende uma primeira sessão gratuita. Será um prazer te conhecer e podermos descobrir mais sobre suas qualidades planetárias, biografia, propósito de vida e o que mais você se interessar em descobrir sobre você mesmo! Espero por você para fazermos juntos uma jornada única e muito especial!

Geise Trintinalia
Geise Trintinalia
Sou mãe de um príncipe encantador e tia de 3 sobrinhos maravilhosos. Minha família me nutre. Adoro uma rotina. Planejo tudo que é possível. Sou mais do dia do que da noite. Gosto de coisas bonitas, sofisticadas e elegantes. Aprecio fotos, ler um bom livro, ouvir uma boa música, viagens, decoração de interiores, receber amigos em casa. Nasci, cresci, estudei e trabalhei por muitos anos em São Paulo. Desde 2018, moro e atuo em Massachusetts, nos Estados Unidos, com atendimentos online e sempre engajada em me manter atualizada com as melhores ferramentas de mercado. Pautada em minha história de vida e realizações, meu Propósito de Vida é transformar sonhos em realidade de forma bela, cuidadosa, transparente e amorosa. E os valores que sustentam esse propósito são: Transformação, Experiências Marcantes, Liberdade, Clareza, Autenticidade e Beleza no Resultado. Com esse repertório, experiência e propósito, me coloco à disposição e será um prazer construir com você uma nova jornada de autoconhecimento e desenvolvimento ainda mais repleta de propósito e realização pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *