O Propósito está em toda parte
13 de fevereiro de 2021
As qualidades planetárias: Solar
21 de fevereiro de 2021

Já ouviu falar em qualidades planetárias?

“Se queres conhecer o mundo, olha primeiro em teu coração. Se queres conhecer a ti mesmo, dirige teu olhar ao universo”
Rudolf Steiner

Segundo a Antroposofia, as qualidades planetárias podem ser utilizadas como arquétipos para nos ajudar a observar nossa postura diante da vida. Para esse olhar, utilizaremos a referência de sete “planetas”: a Lua, Marte, Vênus, Júpiter, Saturno, Mercúrio e o Sol – assumindo para esse fim a Lua e o Sol como planetas e não mencionando Urano, Netuno e Plutão pois, segundo a visão Antroposófica, estes estão mais distantes e por isso não influenciam tanto a alma humana.

Vale destacar que, além das características que compõem cada qualidade planetária, há também uma cor que a representa, bem como, um dia da semana. Pensando na cor, é como se cada pessoa recebesse mais de uma “tonalidade” para trazer colorido para a sua forma de ser. De modo geral, encontram-se mais presente, as características ou qualidades de dois ou três planetas em cada pessoa. Considerando que as qualidades planetárias também são representadas por cores específicas, conhecer essas forças nos ajuda a direcioná-las melhor durante a nossa vida e no nosso plano de desenvolvimento pessoal e profissional.

Assim como os temperamentos podem ser melhor observados na sua essência quando nos lembramos do nosso segundo setênio. As qualidades planetárias podem ser observadas de forma mais pura no terceiro setênio, ou seja, dos 14 aos 21 anos. Isso, inclusive, pode até dar uma falsa impressão de que a pessoa mudou de temperamento. No entanto, essa mudança tem mais a ver com a atuação das qualidades planetárias sendo somadas aos temperamentos e, em alguns momentos, se sobressaindo. Vale destacar que essas qualidades são mais facilmente acessíveis para aprimoramentos e transformações do que os temperamentos.

Para identificar nossas qualidades planetárias mais presentes, podemos nos fazer algumas perguntas a cada novo perfil que for apresentado nos próximos posts. Por exemplo: Quais atitudes eu mais apresento no meu dia-a-dia? Quais qualidades sinto falta ou podem ser melhor desenvolvidas para que eu me sinta mais equilibrado e harmônico na minha atuação na vida? E o contrário, quais qualidades estou utilizando demais e estão criando desequilíbrios na minha vida? Como trabalhar no desenvolvimento das qualidades que faltam ou que estão em desequilíbrio?

É importante destacar que esse post nos apresenta, de modo geral, mais um conjunto de arquétipos que a Antroposofia nos oferece como ferramentas de autoconhecimento e desenvolvimento. O que não dispensa um olhar especial para cada pessoa, considerando seus diferenciais e o que torna cada um único.

Nas próximas postagens detalharemos uma a uma cada qualidade planetária e suas principais características, utilizando como referência os estudos publicados pela Dra. Gudrun Burkhard, médica Antroposófica e responsável pelo impulso biográfico na América do Sul e outros continentes.

Geise Trintinalia
Geise Trintinalia
Sou mãe de um príncipe encantador e tia de 3 sobrinhos maravilhosos. Minha família me nutre. Adoro uma rotina. Planejo tudo que é possível. Sou mais do dia do que da noite. Gosto de coisas bonitas, sofisticadas e elegantes. Aprecio fotos, ler um bom livro, ouvir uma boa música, viagens, decoração de interiores, receber amigos em casa. Nasci, cresci, estudei e trabalhei por muitos anos em São Paulo. Desde 2018, moro e atuo em Massachusetts, nos Estados Unidos, com atendimentos online e sempre engajada em me manter atualizada com as melhores ferramentas de mercado. Pautada em minha história de vida e realizações, meu Propósito de Vida é transformar sonhos em realidade de forma bela, cuidadosa, transparente e amorosa. E os valores que sustentam esse propósito são: Transformação, Experiências Marcantes, Liberdade, Clareza, Autenticidade e Beleza no Resultado. Com esse repertório, experiência e propósito, me coloco à disposição e será um prazer construir com você uma nova jornada de autoconhecimento e desenvolvimento ainda mais repleta de propósito e realização pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *