Pedro Álvares Cabral
22 de abril de 2021

Cleopátra – Parte II

Reforçando a beleza do legado e missão de vida da Cleopátra e mais algumas curiosidades sobre essa personalidade tão marcante para a humanidade.

Missão de Vida: A missão de Cleópatra foi em relação ao Egito, dedicando sua vida a manter e preservar sua cultura. Era amada e idolatrada pelo povo,  sendo considerada a personificação da deusa Isis na Terra, uma verdadeira sacerdotisa honrando a cultura dos Faraós. 

Cleopatra representou o poder de expressão, sedução e inspiração do universo  feminino, uma força de liderança incomparável para sua época que enaltece o papel da mulher até os dias atuais.

Defendeu seu lugar com unhas e dentes e garantiu o poder e a autoridade feminina dentro de um universo exclusivamente patriarcal tornando-se a mulher mais rica poderosa do mundo em sua época.   Um exemplo para as mulheres que vieram depois, mostrando até onde uma mulher pode chegar. 

Esta legítima Ptolomaica também contribuiu com profundas transformações para a economia do mundo, como por exemplo, fazer a moeda valer o que estava escrito e não mais o que pesava, ou seja, foi a primeira vez na história que se atribuiu um valor hipotético ao invés do valor real ao dinheiro.

Curiosidades:

1) Despertou a inveja e competição do mundo masculino, fazendo com que o império romano se sentisse desafiado

2) Cleópatra foi a única dos Ptolomeus (que se entitularam Faraós), que falava a língua egípcia, o idioma de seu povo, uma vez que os Ptolomeus eram macedônios e predominava a cultura grega, helenista, no período. 

3) Preservou a cultura egípcia, sua religiosidade e seus rituais numa época onde os mistérios começavam a perder sua força e a figura dos hierofantes  não era mais tão aclamada. O mundo Greco-romano encerra o período dos grandes mistérios e desenvolve a idade da razão.

4) Cleópatra foi muito estudiosa, além de falar 9 idiomas, ela era botânica, pesquisadora, bióloga, uma grande cientista, porque viveu e estudou em Alexandria numa época em que sua monumental Biblioteca reunia o saber e o conhecimento do mundo . 

Dentre seus estudos, dedicou grande parte de sua vida cultivando serpentes, com o intuito botânico, de pesquisar o veneno das cobras.

Há, inclusive, uma hipótese e especulação dos historiadores de que ela procurou uma forma de morrer sem dor. E, provavelmente, tenha encontrado, já que morreu se deixando picar por uma cobra, e quando foi encontrada sem vida, não estava nem com as feições, nem com o corpo contorcidos, nem tensos. Ao contrário,  estava com as feições tão suaves e tão serenas, que provavelmente tenha desenvolvido alguma fórmula para não sentir a dor. Diante disso, alguns historiadores especulam que tenha sido uma das precursoras da pesquisa da anestesia… Será??

Geise Trintinalia
Geise Trintinalia
Sou mãe de um príncipe encantador e tia de 3 sobrinhos maravilhosos. Minha família me nutre. Adoro uma rotina. Planejo tudo que é possível. Sou mais do dia do que da noite. Gosto de coisas bonitas, sofisticadas e elegantes. Aprecio fotos, ler um bom livro, ouvir uma boa música, viagens, decoração de interiores, receber amigos em casa. Nasci, cresci, estudei e trabalhei por muitos anos em São Paulo. Desde 2018, moro e atuo em Massachusetts, nos Estados Unidos, com atendimentos online e sempre engajada em me manter atualizada com as melhores ferramentas de mercado. Pautada em minha história de vida e realizações, meu Propósito de Vida é transformar sonhos em realidade de forma bela, cuidadosa, transparente e amorosa. E os valores que sustentam esse propósito são: Transformação, Experiências Marcantes, Liberdade, Clareza, Autenticidade e Beleza no Resultado. Com esse repertório, experiência e propósito, me coloco à disposição e será um prazer construir com você uma nova jornada de autoconhecimento e desenvolvimento ainda mais repleta de propósito e realização pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *