Cultivando um Propósito Nobre.
8 de abril de 2021
Pedro Álvares Cabral
22 de abril de 2021

Como acontece o Trabalho Biográfico na prática?

No texto anterior, falamos sobre como o Trabalho Biográfico surgiu e o que ele pode fazer por você. Hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre a importância, por que realizar o trabalho biográfico e em quais formatos podemos encontrá-lo para colocar em prática. Segundo Rudolf Steiner, há leis que regem a biografia humana e nos dão parâmetros para o nosso próprio desenvolvimento em cada fase da vida. Durante um trabalho biográfico, cada participante é convidado por meio de exercícios artísticos e reflexivos a identificar os fatos e sentimentos que o acompanham durante a sua vida. Estes, por sua vez, podem ser semelhantes aos de outras pessoas da mesma idade, ou mais particulares e, portanto, estarão totalmente associados à história daquela individualidade. Saber discernir o que está mais relacionado a uma determinada fase da vida e aquilo que é unicamente de uma pessoa, bem como, os possíveis padrões que se repetem na vida, são peças fundamentais para o autoconhecimento.

Na busca por nosso autoconhecimento, desenvolvimento e, principalmente, por esse discernimento, podemos observar que as situações individuais, na maioria das vezes, precisarão ser trabalhadas e digeridas internamente. Em contrapartida, nas situações que acompanham as fases da vida, os acontecimentos costumam fazer parte de situações passageiras e iguais as de outras pessoas, sendo que, ao passar aquela fase da vida, a situação vai melhorar por si só. E entrar em contato com esse conhecimento, de certa forma, nos consola, nos dá alento, nos acolhe e nos faz sentirmos menos sozinhos.

É interessante trazer luz para uma das belezas do trabalho biográfico, que é o fato de que, ao relembrarmos de nossas histórias de vida, temos a oportunidade de olhar para o todo, sejam as dores, que com certeza fazem parte da vida, mas também olharmos e relembrarmos das fases boas, ou do lado bom de cada fase desafiadora. Sendo assim, vem à tona as luzes e sombras de nossas vidas, o que nos permite, como diz Gudrun Burkhard em seu livro Biográficos estudos da biografia humana: “perceber a vida como uma grande paisagem. Luz e sombra em conjunto formam as cores. A vida torna-se uma paisagem multicolorida ao invés de permanecer cinza e rotineira, como muitas vezes acontece nos dias de hoje”. 

E, nessa altura do texto, você pode estar se perguntando, mas afinal de contas para que fazer todo esse trabalho de ficar olhando para trás e relembrando o que já se passou? E, novamente Gudrun nos presenteia com a sua visão sobre a importância de um trabalho biográfico e seus benefícios: “Somente amando a si mesmo e a seu destino você será capaz de amar aos outros e, por consequência, os outros também lhe amarão e respeitarão. Muitas pessoas dizem: ‘não quero me lembrar das coisas negativas, já se foram!’ Mas, se não forem digeridas, voltarão à tona mais tarde e poderão trazer distúrbios até psicossomáticos”.

Sendo assim, vale destacar que o propósito de realizar um trabalho biográfico é a busca por nossa verdadeira individualidade, para que possamos viver conscientes. De maneira alguma é ficar preso ao passado, mas sim, compreendê-lo e integrá-lo para que possamos viver nosso presente, livres do passado, e para que possamos decidir qual o futuro que queremos construir para cada um de nós. Gudrun destaca ainda: “À medida que a pessoa amadurece se torna cada vez mais livre. Porém, para isso, é preciso ter elaborado, integrado e aceitado o seu passado. Caso contrário, o passado algema e amarra”.

Com essa visão geral, vale destacar que o trabalho biográfico pode ser encontrado em alguns formatos:

Panorama Biográfico: De modo geral, começa um trabalho com essa experiência, na qual o participante tem a oportunidade de tomar contato com a sua história de vida de forma panorâmica. Será um exercício que permitirá ao participante ver o todo da sua biografia e não somente partes isoladas, que estejam precisando de mais atenção em determinado momento, como a carreira, alguns aspectos da maternidade ou da vida amorosa, por exemplo.

Aprofundamento Biográfico: Esse trabalho, é um passo mais profundo na nossa própria biografia, uma vez que já tenhamos realizado pelo menos um primeiro Panorama Biográfico. Nesse trabalho, aprofundaremos ainda mais o mergulho na nossa história, investigando os padrões que se repetem, os encontros que foram importantes e marcaram nossa biografia, as qualidades planetárias mais presentes em nossa vida, nosso temperamento preponderante, a nossa missão de vida, as nossas realizações até então, a influência dos ciclos lunares, solares, de saturno e júpiter na nossa biografia, as crises que vivemos, as escolhas profissionais que fizemos. Possíveis espelhamentos, ou seja, fatos que se repetem de tempos em tempos, transformações que já conseguimos fazer em nossas vidas, metamorfoses que nos levaram para direções opostas e de superação de determinados desafios e obstáculos. Entre outras informações que são possíveis de investigar nesse aprofundamento. Trata-se de um mergulho no autoconhecimento que possibilita novos olhares de desenvolvimento.

Aconselhamento Biográfico: Esse trabalho é mais específico e normalmente decorre do Panorama ou do Aprofundamento Biográfico. Acontece quando algo que foi acessado em um desses trabalhos se revela como um ponto extremamente difícil e precisa que um trabalho continue sendo realizado. Serão agendadas então sessões individuais para que se possa focar o olhar para essa dor. Nesse trabalho, além da conversa, pode-se utilizar, também, ferramentas artísticas e até identificar a necessidade de um trabalho conjunto com um outro profissional, como, por exemplo, um médico antroposófico, um massagista rítmico, um professor de eurritmia ou outros profissionais antroposóficos ou não que podem apoiar esse atendimento de forma mais integral.

Gostou desse texto? Quer saber mais? Acompanhe os próximos post, curta, compartilhe e se quiser se aprofundar, entre em contato, e agende uma primeira sessão gratuita. Será um prazer te conhecer e conversar com você! Até logo!

Geise Trintinalia
Geise Trintinalia
Sou mãe de um príncipe encantador e tia de 3 sobrinhos maravilhosos. Minha família me nutre. Adoro uma rotina. Planejo tudo que é possível. Sou mais do dia do que da noite. Gosto de coisas bonitas, sofisticadas e elegantes. Aprecio fotos, ler um bom livro, ouvir uma boa música, viagens, decoração de interiores, receber amigos em casa. Nasci, cresci, estudei e trabalhei por muitos anos em São Paulo. Desde 2018, moro e atuo em Massachusetts, nos Estados Unidos, com atendimentos online e sempre engajada em me manter atualizada com as melhores ferramentas de mercado. Pautada em minha história de vida e realizações, meu Propósito de Vida é transformar sonhos em realidade de forma bela, cuidadosa, transparente e amorosa. E os valores que sustentam esse propósito são: Transformação, Experiências Marcantes, Liberdade, Clareza, Autenticidade e Beleza no Resultado. Com esse repertório, experiência e propósito, me coloco à disposição e será um prazer construir com você uma nova jornada de autoconhecimento e desenvolvimento ainda mais repleta de propósito e realização pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *