“Homens diferentes tentam achar a felicidade de diferentes modos e por diferentes meios e, assim constroem para si próprios diferentes tipos de vida”
Aristóteles
Muitos de nós acreditamos que existe um único caminho para encontrar a felicidade, como uma fórmula ou dieta. Mas, na verdade não há nenhuma estratégia mágica para tal, nossas necessidades, interesses e valores nos predispõem a nos empenharmos mais e nos beneficiam nesta busca pela felicidade.
Além disso, alguns tendem a trabalhar melhor em uma área de carência específica, (como pessimismo ou pensar demais) enquanto outros se beneficiam mais traçando estratégias para seguir o seu ideal próprio de felicidade. Por este motivo, escolher as estratégias que melhor se adaptem aos seus objetivos, recursos e estilo de vida, ajudam a encontrar caminhos e meios para a sua felicidade.
Para ajustar quais estratégias de felicidade funcionarão melhor para cada indivíduo, o ideal é fazer uma abordagem personalizada. O objetivo é o ajuste entre a pessoa e a atividade. E isso pode ser alcançado de muitas maneiras. As formas descritas adiante podem funcionar independentes ou em conjunto. Veja:
Vale ainda lembrar, antes de explanarmos as atividades, que o sentimental conta muito na busca da felicidade, ou seja, precisa fazer sentido para você exerce determinada atividade. É possível que algumas delas não despertem o menor interesse em você, soa como piêgas ou simplista demais. As 12 atividades listadas foram comprovadas cientificamente e funcionam como formas de aumentar a felicidade das pessoas. Por isso, é importante que você se conecte com a atividade que escolher e encontre sentido no que está fazendo.
Vamos as atividades em si, vendo todas, faça uma reflexão se você pode praticá-las semanalmente, depois, se você desejar um aprofundamento nessas atividades, fale comigo. Lembrando que este é um resumo que pode ser encontrado em maiores detalhes no livro: “A ciência da felicidade, SONJA LYUBOMIRSKY.”
De forma geral, existem outras opções de atividades e, às vezes, utilizamos algumas dessas atividades listadas e pode não funcionar imediatamente. Neste caso, precisa persistir, tentar uma atividade diferente, ou ainda experimentar uma combinação de atividades que se adaptem à sua sua realidade. As pesquisas realizadas no campo da Psicologia Positiva mostram que as pessoas precisam, fazer múltiplas tentativas quando se trata de alterar algo fundamental em si mesmas. E quando há uma adequação às suas necessidades, personalidade e valores (o que, às vezes, requer um trabalho mais a fundo para descobrir quais são) as chances de sucesso são maiores.
Caso haja interesse nessa investigação mais profunda, estamos aqui para conversar com você. Me mande um e-mail, siga minhas redes sociais ou entre em contato comigo. Até breve.