Como encontrar atividades para a felicidade que se ajustem aos seus interesses, valores e necessidades.

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Como encontrar atividades para a felicidade que se ajustem aos seus interesses, valores e necessidades.

“Homens diferentes tentam achar a felicidade de diferentes modos e por diferentes meios e, assim constroem para si próprios diferentes tipos de vida”

Aristóteles

Muitos de nós acreditamos que existe um único caminho para encontrar a felicidade, como uma fórmula ou dieta. Mas, na verdade não há nenhuma estratégia mágica para tal, nossas necessidades, interesses e valores nos predispõem a nos empenharmos mais e nos beneficiam nesta busca pela felicidade.

Além disso, alguns tendem a trabalhar melhor em uma área de carência específica, (como pessimismo ou pensar demais) enquanto outros se beneficiam mais traçando estratégias para seguir o seu ideal próprio de felicidade. Por este motivo, escolher as estratégias que melhor se adaptem aos seus objetivos, recursos e estilo de vida, ajudam a encontrar caminhos e meios para a sua felicidade.

Três modos de ajustar as estratégias:

Para ajustar quais estratégias de felicidade funcionarão melhor para cada indivíduo, o ideal é fazer uma abordagem personalizada. O objetivo é o ajuste entre a pessoa e a atividade. E isso pode ser alcançado de muitas maneiras. As formas descritas adiante podem funcionar independentes ou em conjunto. Veja:

  1. Ajustar-se à fonte da infelicidade: Saber porque somos infelizes é um grande passo para buscarmos a felicidade. Segundo Sonja, “As pessoas felizes são todas iguais, as infelizes são infelizes do seu modo”. Cada indivíduo é infeliz por um conjunto único de razões. Alguns de nós nos sentimentos apáticos e impotentes em relação às nossas próprias vidas, enquanto outros estão enxergam um futuro árido. Em um terceiro caso, pode ser a incapacidade de obter mais prazer em suas atividades diárias. E para outras pessoas o fato de serem tímidos demais para frequentar eventos sociais, ou estarem traumatizados e perturbados por experiências passadas seria o motivo da infelicidade.
  2. Ajustar suas forças: Podemos começar também, identificando nossas forças, talentos ou objetivos, ao invés, de focar em carências e pontos fracos. Nos esforçando no que somos bons podemos atingir a felicidade.
  3. Ajustar-se ao estilo de vida: Você pode adaptar as estratégias de felicidade para se ajustarem às suas necessidades, personalidade e seu estilo de vida. Por exemplo, se a sua vida é estressante e agitada, escolher uma atividade que não tome mais tempo na sua rotina, como listar suas bençãos diárias. Se há uma insatisfação com o trabalho, pode buscar atividades que possam ajudá-los a gostar mais de seu emprego e buscar novas oportunidades, como lutar por novos objetivos.

Sentimentalismo:

Vale ainda lembrar, antes de explanarmos as atividades, que o sentimental conta muito na busca da felicidade, ou seja, precisa fazer sentido para você exerce determinada atividade. É possível que algumas delas não despertem o menor interesse em você, soa como piêgas ou simplista demais. As 12 atividades listadas foram comprovadas cientificamente e funcionam como formas de aumentar a felicidade das pessoas. Por isso, é importante que você se conecte com a atividade que escolher e encontre sentido no que está fazendo.

As 12 atividades:

Vamos as atividades em si, vendo todas, faça uma reflexão se você pode praticá-las semanalmente, depois, se você desejar um aprofundamento nessas atividades, fale comigo. Lembrando que este é um resumo que pode ser encontrado em maiores detalhes no livro: “A ciência da felicidade, SONJA LYUBOMIRSKY.”

  1. Expressar Gratidão: contar as bençãos que possui (para si mesmo, para uma pessoa próxima, por meio de um diário ou mensagem).
  2. Cultivar o otimismo.
  3. Evitar cismar ou fazer comparações.
  4. Praticar gestos de cortesia.
  5. Cultivar relacionamentos.
  6. Desenvolver estratégias de superação.
  7. Aprender a perdoar.
  8. Praticar atividades que realmente motivem.
  9. Desfrutar as alegrias da vida.
  10. Comprometer-se com seus objetivos.
  11. Praticar a religião e a espiritualidade.
  12. Cuidar do corpo.

De forma geral, existem outras opções de atividades e, às vezes, utilizamos algumas dessas atividades listadas e pode não funcionar imediatamente. Neste caso, precisa persistir, tentar uma atividade diferente, ou ainda experimentar uma combinação de atividades que se adaptem à sua sua realidade. As pesquisas realizadas no campo da Psicologia Positiva mostram que as pessoas precisam, fazer múltiplas tentativas quando se trata de alterar algo fundamental em si mesmas. E quando há uma adequação às suas necessidades, personalidade e valores (o que, às vezes, requer um trabalho mais a fundo para descobrir quais são) as chances de sucesso são maiores.

Caso haja interesse nessa investigação mais profunda, estamos aqui para conversar com você. Me mande um e-mail, siga minhas redes sociais ou entre em contato comigo. Até breve.

Geise Trintinalia
Geise Trintinalia
Sou mãe de um príncipe encantador e tia de 3 sobrinhos maravilhosos. Minha família me nutre. Adoro uma rotina. Planejo tudo que é possível. Sou mais do dia do que da noite. Gosto de coisas bonitas, sofisticadas e elegantes. Aprecio fotos, ler um bom livro, ouvir uma boa música, viagens, decoração de interiores, receber amigos em casa. Nasci, cresci, estudei e trabalhei por muitos anos em São Paulo. Desde 2018, moro e atuo em Massachusetts, nos Estados Unidos, com atendimentos online e sempre engajada em me manter atualizada com as melhores ferramentas de mercado. Pautada em minha história de vida e realizações, meu Propósito de Vida é transformar sonhos em realidade de forma bela, cuidadosa, transparente e amorosa. E os valores que sustentam esse propósito são: Transformação, Experiências Marcantes, Liberdade, Clareza, Autenticidade e Beleza no Resultado. Com esse repertório, experiência e propósito, me coloco à disposição e será um prazer construir com você uma nova jornada de autoconhecimento e desenvolvimento ainda mais repleta de propósito e realização pessoal.

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