Como praticar a gratidão e o pensamento positivo em 2021?

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Como praticar a gratidão e o pensamento positivo em 2021?

Gratidão é destas coisas que a gente considera um sentimento e, portanto, sente ou não sente.

Mas as pesquisas que fundamentam estudos profundos como os de Sonja Lyubomirsky (2008), por exemplo, vem demonstrando que a gratidão pode ser cultivada, ampliada e desenvolvida pela prática.

Está provado que as pessoas gratas são mais alegres e não o contrário. É justamente o fato de se abrirem à percepção das coisas boas desta vida que faz delas pessoas mais alegres e mais felizes.

Para algumas pessoas, a gratidão significa muito. Segundo a autora gratidão é agradecimento; é olhar para o lado bom de um contratempo, é entender a abundância, ser grato a alguém, agradecer a Deus ou ao Universo e “contar as bençãos”; é saborear, dar o devido valor às coisas, é superação, orientar-se para o presente. A gratidão é um antídoto contra as emoções negativas, algo que neutraliza a inveja, a avareza, a hostilidade, o aborrecimento e a irritação. Para o autor Robert Emmons, a definição de gratidão vai muito além de um obrigado, é “uma sensação percebida de maravilhamento, agradecimento e valorização da vida”.

Quais os benefícios da prática da gratidão?

De acordo com pesquisas realizadas e relatadas por Sonja em seu livro, as pessoas que a praticaram a gratidão tiveram uma melhora na sua saúde física e investiram mais tempo em exercícios. Outros estudos mostraram que nos dias que as pessoas se esforçaram por expressar sua gratidão experimentaram sentimentos como interesse, entusiasmo, alegria e orgulho, se sentiram mais ligados aos outros e tiveram até mais horas de sono com qualidade.

Como praticar a gratidão?

Há várias formas de expressar a gratidão, por exemplo, através da escrita em um diário ou uma carta, reflexão, contemplação de objetos, fatos, ou situações; ou de forma direta a uma pessoa. Nós podemos ser gratos por aqueles que fazem parte de nossas vidas, por realizações, conquistas, experiências e situações especiais da vida.

Se você gosta de escrever pode ter um diário de gratidão. Escolha um momento do dia em que disponha de alguns minutos para refletir com ponderação. Pode ser pela manhã, durante o almoço, enquanto vai para o trabalho ou antes de dormir. Pense em cinco motivos pelos quais se acha atualmente agradecido, que o faça pensar porque a vida vale a pena. Um modo de fazer isso, é se concentrar em tudo que sabe ser verdade – por exemplo, algo em que você é bom, aquilo de que gosta no lugar em que vive, objetivos que alcançou, suas vantagens e oportunidades. Não se esqueça das pessoas que se preocupam com você, que colaboram ou se sacrificam por você ou, de algum modo, estão ou estiveram em contato com sua vida. Você também pode usar o diário para registrar de três a cinco momentos que você é grato pelo seu dia, checando no final do dia o que registrou.

Outra forma de praticar a gratidão e, ao mesmo tempo, ensinar gratidão aos seus filhos é estimular que as crianças, reflitam e relatem de 3 a 5 coisas boas que aconteceram no seu dia, como um “ritual” antes de dormir que vocês podem realizar juntos. Você conta os seus motivos de gratidão e a criança conta os dela. Além de fazer a criança refletir sobre o que é bom na vida dela, você também conhecerá o que seu filho valoriza e agradece. E isso pode fortalecer o vínculo entre vocês.

Outra recomendação importante é manter o “frescor” da estratégia de gratidão, variando-a ou não a praticando em “excesso”. Por exemplo, se você conta suas bênçãos todos os dias, exatamente da mesma forma, em uma rotina que não muda, pode ficar entediado e parar de extrair um ganho emocional com isso. Em vez disso, você poderia parar e expressar gratidão apenas após determinados motivos – por exemplo, depois de suportar uma privação ou quando estiver mais necessitado de um incentivo. Você também pode variar intencionalmente as áreas de sua vida em que se concentra – por exemplo, contar suas bênçãos a respeito de relações de apoio, no trabalho, de acontecimentos passados, do ambiente físico ou mesmo da própria vida.

10 motivos para você praticar Gratidão em 2021

1) Gratidão nos traz felicidade: A prática da gratidão provou, através de vários estudos da Psicologia Positiva, ser um dos métodos mais confiáveis ​​para aumentar a felicidade e a satisfação com a vida; também aumenta sentimentos de otimismo, alegria, prazer, entusiasmo e outras emoções positivas.

2) Gratidão ajuda a reduzir ansiedade, depressão em pessoas com doenças crônicas, podendo ser muito útil aos tratamentos.

3) Gratidão é bom para o nosso corpo: estudos do pesquisador e autor mais relevante do mundo, no tema da gratidão, Robert Emmons e seu colega Michael McCullough sugerem que a gratidão fortalece o sistema imunológico, reduz a pressão sanguínea, reduz os sintomas de doenças, como: dores de cabeça, acne, tosse ou náusea, nos deixa menos sensíveis a dores e sofrimentos, além de nos encorajar a nos exercitarmos mais e cuidarmos melhor da nossa saúde.

4) Pessoas gratas dormem melhor: elas dormem mais à noite, passam menos tempo acordadas antes de adormecer e se sentem mais descansadas ao acordar. Se você quiser dormir mais profundamente, conte bênçãos, não ovelhas.

5) Gratidão nos torna mais resilientes, ajudando-nos a nos recuperar de eventos traumáticos, incluindo veteranos de guerra portadores de TEPT (Transtorno do Estresse Pós-traumático), vítimas de desastres naturais e pessoas que vivem em locais de conflitos políticos violentos.

6) Gratidão fortalece os relacionamentos e nos faz sentir mais próximos e mais comprometidos com amigos e parceiros afetivos. Quando os parceiros sentem e expressam gratidão um pelo outro, ambos ficam bem mais satisfeitos na relação. A gratidão também pode encorajar uma divisão mais equitativa do trabalho entre eles.

7) Gratidão promove o perdão, mesmo entre ex-cônjuges após o divórcio.

8) Gratidão nos torna seres mais altruístas: Pessoas agradecidas são mais prestativas e compassivas.

9) Gratidão é bom para as crianças: crianças de seis ou sete anos são mais generosas quando se sentem agradecidas. Adolescentes agradecidos tendem a ser mais resistentes. Segundo estudos, quando jovens de 10 a 19 anos praticam gratidão, relatam maior satisfação com a vida, mais emoções positivas e sentem-se mais conectados à sua comunidade.

10) Gratidão é bom para as escolas: estudos sugerem que os alunos se sentem melhor com relação ao ambiente escolar; os educadores se sentem mais satisfeitos e menos exaustos emocionalmente, reduzindo seu desgaste como professor.

A gratidão pode ser considerada uma virtude, uma atitude, uma emoção, um hábito, um traço de personalidade e mesmo uma resposta social. Podemos, inclusive, considerá-la um gesto. Gesto de troca. De retribuição àquele que foi generoso. Gesto de expressão do reconhecimento. Você dá, eu recebo e isso me faz bem. Eu agradeço, você se alegra por eu ter reconhecido. Ficamos bem. Eu sinto vontade de imitá-lo. Você sente vontade de fazer mais. Eu faço o bem e vejo que é bom. A energia do bem se propaga em rede num ciclo virtuoso.

Geise Trintinalia
Geise Trintinalia
Sou mãe de um príncipe encantador e tia de 3 sobrinhos maravilhosos. Minha família me nutre. Adoro uma rotina. Planejo tudo que é possível. Sou mais do dia do que da noite. Gosto de coisas bonitas, sofisticadas e elegantes. Aprecio fotos, ler um bom livro, ouvir uma boa música, viagens, decoração de interiores, receber amigos em casa. Nasci, cresci, estudei e trabalhei por muitos anos em São Paulo. Desde 2018, moro e atuo em Massachusetts, nos Estados Unidos, com atendimentos online e sempre engajada em me manter atualizada com as melhores ferramentas de mercado. Pautada em minha história de vida e realizações, meu Propósito de Vida é transformar sonhos em realidade de forma bela, cuidadosa, transparente e amorosa. E os valores que sustentam esse propósito são: Transformação, Experiências Marcantes, Liberdade, Clareza, Autenticidade e Beleza no Resultado. Com esse repertório, experiência e propósito, me coloco à disposição e será um prazer construir com você uma nova jornada de autoconhecimento e desenvolvimento ainda mais repleta de propósito e realização pessoal.

2 Comments

  1. Que belo texto! Para refletir profundamente o que estamos fazendo todos os dias. Me senti no dever de prática lo!
    Obrigado Geise!

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