Comprometer-se com seus objetivos, é uma atividade que pode te fazer feliz!
16 de março de 2021
Cultivar as relações sociais
20 de março de 2021

Você se considera uma pessoa otimista? Você se sente uma pessoa feliz?

O post de hoje vai trazer luz para o quanto podemos aumentar nossa felicidade quando cultivamos a estratégia do otimismo em nossas vidas. Segundo Sonja, “Olhar para o lado alegre, encontrar o lado bom de uma situação ruim, perceber o que está certo (e não o que está errado), conceder-se o benefício da dúvida, sentir-se bem a respeito de seu futuro, e do futuro do mundo, ou simplesmente confiar que se sairá bem hoje são algumas estratégias de otimismo. Cultivar o otimismo tem muito em comum com cultivar Gratidão.”

Tanto a estratégia de cultivar a Gratidão, quanto cultivar o otimismo atuam na nossa luta para enxergar o lado positivo das situações da vida. No caso da gratidão focamos nosso olhar para celebrar o momento presente; e para agradecer as experiências vividas no passado. Já na estratégia do otimismo, acrescentamos também um olhar para o futuro, projetando um horizonte brilhante em nossas vidas.

Ser otimista não significa que vamos viver sempre no melhor cenário ou que a vida não tenha suas complicações e dificuldades. Todos nós sabemos dos desafios diários que vivemos. O que Sonja Lyubomirsky propõe em seu livro: A ciência da felicidade, é que podemos considerar, por exemplo, diferenciar situações que podem gerar pequeno otimismo e grande otimismo. No primeiro caso, podemos nos comportar de maneira construtiva e saudável em situações específicas. Já o grande otimismo produz em nós um sentimento geral de entusiasmo; nos faz sentirmos com capacidade de adaptação, fortes e energizados. A diferença principal entre eles tem a ver com as nossas próprias expectativas.

Assim como a gratidão, o otimismo é diferente para cada um de nós. Às vezes, o mesmo futuro que desejamos para nós pode ser um pesadelo para outra pessoa. Até os psicólogos que estudam o otimismo oferecem definições diferentes. Alguns caracterizam como expectativa geral de um futuro positivo, outros identificam que o otimismo é um meio de as pessoas explicarem resultados. Há ainda aqueles que se concentram não no alvo de nosso otimismo, mas em como achamos o que faremos. Nessa última abordagem, nosso foco seria não só em alcançar um objetivo especial, mas também de que forma, quais passos ou qual o caminho necessitaremos para chegar lá. E isso interfere nos resultados que a estratégia de cultivar o otimismo em nossa vida pode nos trazer.

Meus melhores eus possíveis.

Os melhores eus possíveis é um exercício, citado pelo livro de Sonja, que consiste em imaginar a melhor situação possível para sua vida, nos mais diversos aspectos possíveis. Pensar sobre o melhor “eu” no futuro é imaginar como realizar seus sonhos e melhorar o seu potencial. E por que esta estratégia funciona tão bem?

Este exercício não só faz imaginar um futuro melhor para cada um que se propõe a realizá-lo, mas também começa, desde o início, a construir o melhor hoje para que este futuro seja possível. É um exercício que, dentre outras vantagens, pelo fato de ser escrito, ajuda a estruturar as ideias e sair do campo dos sonhos para um lugar mais concreto e de realização.

Por que o pensamento otimista impulsiona a felicidade?

Vimos acima, uma das diversas maneiras, de se cultivar um pensamento otimista. Agora, vamos listar as vantagens de sermos otimistas:

– Ser otimista sobre o futuro nos dá força para alcançar nossos objetivos.

– Ser otimista nos faz superar as dificuldades.

– Ser otimista promove o estado de espírito positivo.

Como podemos praticar o otimismo?

Segue algumas ideias de como podemos praticar e cultivar o otimismo:

– Diário dos melhores eus possíveis.

– Diário de grandes objetivos e objetivos secundários.

– Identificar pensamentos que são barreiras.

Se este artigo fez sentido para você, entre em contato comigo para mais informações de como fazer o otimismo virar um hábito na sua vida e venha usufruir dos benefícios que esta estratégia da Psicologia Positiva pode te oferecer.

Geise Trintinalia
Geise Trintinalia
Sou mãe de um príncipe encantador e tia de 3 sobrinhos maravilhosos. Minha família me nutre. Adoro uma rotina. Planejo tudo que é possível. Sou mais do dia do que da noite. Gosto de coisas bonitas, sofisticadas e elegantes. Aprecio fotos, ler um bom livro, ouvir uma boa música, viagens, decoração de interiores, receber amigos em casa. Nasci, cresci, estudei e trabalhei por muitos anos em São Paulo. Desde 2018, moro e atuo em Massachusetts, nos Estados Unidos, com atendimentos online e sempre engajada em me manter atualizada com as melhores ferramentas de mercado. Pautada em minha história de vida e realizações, meu Propósito de Vida é transformar sonhos em realidade de forma bela, cuidadosa, transparente e amorosa. E os valores que sustentam esse propósito são: Transformação, Experiências Marcantes, Liberdade, Clareza, Autenticidade e Beleza no Resultado. Com esse repertório, experiência e propósito, me coloco à disposição e será um prazer construir com você uma nova jornada de autoconhecimento e desenvolvimento ainda mais repleta de propósito e realização pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *