Propósito no Trabalho – Qual é o seu chamado?
11 de fevereiro de 2021
Já ouviu falar em qualidades planetárias?
16 de fevereiro de 2021

Um texto inspirado no Livro: Propósito Nobre de William Damon

EEnquanto alguém acreditar que seu ideal e propósito está fora de si, que está acima das nuvens, no passado ou no futuro, essa pessoa sairá de si mesmo e buscará realização onde esta não pode ser encontrada. Ela procurará soluções e respostas em todos os pontos, exceto onde ela pode ser efetivamente encontrada – em si mesma.

ERICH FROMM

Dando continuidade a nossa série de textos sobre propósito, vamos refletir sobre onde encontrar propósito para as nossas vidas?

Assim como dissemos no post anterior, é possível encontrar um propósito nobre no trabalho, quando nós experimentamos o que fazemos como uma “vocação”. E esse chamado também pode ser encontrado em qualquer outra atividade ou ambiente que o mundo pode nos oferecer. A família, as amizades, a comunidade, a natureza, o cosmos e o universo – todos podem ser lugares para nossa busca por um propósito.

Como diz o autor: “Propósitos estão ao nosso redor, nas coisas próximas e distantes, estranhas e familiares, comuns e extraordinárias. Tudo o que precisamos fazer é entrar em contato com as atividades e ambientes que têm significados mais profundos para nós. Cabe a cada um de nós encontrar seu lugar pessoal nas causas onipresentes que tem papéis essenciais para todos.”

Podemos inclusive classificar alguns propósitos em mundanos, enquanto outros podemos considerar mais elevados. A questão central é que com a atitude certa, todos eles podem se tornar inspiradores. Mas, enfim, onde em nossas vidas podemos encontrar um local para buscar um propósito? Pela visão de Damon, existem cinco lugares onde as pessoas em todo o mundo normalmente buscam um propósito. Um deles é justamente no local de trabalho, como abordamos no post anterior e os outros quatro são:

FAMÍLIA:

Em qualquer idade, as pessoas podem contribuir para o bem-estar de suas famílias. Por exemplo, uma criança pode ajudar e participar da rotina da casa, contribuir com as tarefas diárias, e/ou fazer companhia para um parente idoso. Os adultos, por sua vez, podem começar suas próprias famílias, ser parceiros a seus cônjuges, criar e educar uma nova geração de forma amorosa, cuidadosa e responsável. Cada um desses propósitos contribui para o presente e futuro da humanidade e do mundo. No entanto, parecem ações tão normais que podem passar despercebidas.

COMUNIDADE:

Além do cuidado com nossas famílias, no nosso círculo próximo, temos também amigos, vizinhos e outras pessoas nas comunidades que frequentamos. E podemos pensar: o que significa ser um bom amigo, um bom vizinho ou um bom cidadão? Significa servir e se engajar. A definição de comunidade em termos sociológicos é “um grupo de pessoas que sentem obrigação recíproca umas com as outras”. Enfim, encontrar um propósito como uma pessoa ativa em sua comunidade pode ser tão simples quanto aceitar suas responsabilidades de amigo, vizinho, cidadão. Seja ao se sentir responsável por ajudar um amigo quando ele está deprimido ou por avisar um vizinho de um vazamento externo.

NATUREZA E O UNIVERSO COMO UM TODO:

Você já ouviu a frase “comunhão com a natureza ”? Algumas pessoas que vão para o campo, viajam para longe de sua origem para explorar a belezas naturais de outras regiões e se perdem na grandeza da natureza e do universo descrevem suas vivências com essa expressão. Nós, seres humanos, fazemos parte desse mundo maior e, como um ser membro desse todo, podemos aprender a respeito, apreciar, valorizar e assumir a responsabilidade pelo bem-estar da natureza e do universo. Podemos inclusive explorar o todo, olhando para as estrelas, imaginando o infinito do universo ou participando de estudos científicos do cosmos. Podemos compartilhar com outros exploradores os propósitos de cada descoberta, o amor pela natureza e preservação de todo esse esplendor.

FÉ:

Como diz Damon, em toda a história da humanidade, as pessoas tem dedicado tanta energia e paixão a fé, quanto às suas famílias, natureza e universo. “Em sua forma mais elevada, essa devoção pode se tornar uma fé comprometida que dá sentido para a vida inteira. Em todas as religiões do mundo, a fé coloca as pessoas em contato com o propósito de Deus. Com a fé, a busca por um propósito nobre se torna uma questão direta de descobrir a vontade de Deus para nós. Pode haver muitas respostas para essa busca, elas podem evoluir e até mesmo mudar ao longo da vida, mas a busca pela vontade de Deus fornece uma força estabilizadora e edificante na vida de alguém em todos os períodos de questionamento, reflexão e crescimento tumultuados. A fé é a expressão máxima de um propósito nobre porque sua própria presença nos leva além de nós mesmos para alcançar um objetivo transcendente.”

Existem outras formas de explorar e se dedicar a um propósito. Algumas, inclusive, podem ser realizadas em nosso tempo livre, durante nosso lazer, em trabalhos voluntários, por exemplo. Pessoas que se dedicam a hobbies como a arte e a música tornam o mundo um lugar mais bonito à medida que aprimoram sua habilidade e nos presenteiam com essa dádivas. Pessoas que lêem para cegos, “apadrinham” uma criança necessitada ou levam comida para pessoas carentes podem fazer toda a diferença para a vida de quem é favorecido com essas ações. E, para quem se engaja nessas ações, pode também ser uma forma de encontrar propósito em sua vida.


Geise Trintinalia
Geise Trintinalia
Sou mãe de um príncipe encantador e tia de 3 sobrinhos maravilhosos. Minha família me nutre. Adoro uma rotina. Planejo tudo que é possível. Sou mais do dia do que da noite. Gosto de coisas bonitas, sofisticadas e elegantes. Aprecio fotos, ler um bom livro, ouvir uma boa música, viagens, decoração de interiores, receber amigos em casa. Nasci, cresci, estudei e trabalhei por muitos anos em São Paulo. Desde 2018, moro e atuo em Massachusetts, nos Estados Unidos, com atendimentos online e sempre engajada em me manter atualizada com as melhores ferramentas de mercado. Pautada em minha história de vida e realizações, meu Propósito de Vida é transformar sonhos em realidade de forma bela, cuidadosa, transparente e amorosa. E os valores que sustentam esse propósito são: Transformação, Experiências Marcantes, Liberdade, Clareza, Autenticidade e Beleza no Resultado. Com esse repertório, experiência e propósito, me coloco à disposição e será um prazer construir com você uma nova jornada de autoconhecimento e desenvolvimento ainda mais repleta de propósito e realização pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *