Os temperamentos humanos
14 de janeiro de 2021
Martin Luther King Jr.
18 de janeiro de 2021

O temperamento colérico

Nos próximos 4 posts vamos falar sobre os 4 temperamentos que, segundo a Antroposofia, influenciam o comportamento humano. Hoje falaremos sobre o temperamento colérico.

Há uma analogia que compara um temperamento a um instrumento que possuímos para que possamos deixar nossa marca no mundo. Os temperamentos são mais evidentes no ser humano no segundo setênio, ou seja, dos 7 aos 14 anos. No caso do temperamento colérico o elemento fogo está presente e é representado pela cor vermelha. Algumas características se destacam no indivíduo deste temperamento como: ser independente, aplicado, prático, pavio curto e ter atitude.

Além dessas características mais gerais, podemos observar características físicas, anímicas, a forma de pensar, de “sentir” e de expressar sua vontade/seu querer no mundo, como se relacionam com outras pessoas e quais “perigos” correm quando há excesso desse temperamento atuando. Abaixo vamos observar essa expressão externa dos temperamentos em cada um desses itens.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Há algumas características físicas que podem ser observadas em pessoas com o temperamento colérico. Em geral, são indivíduos “atarracados”, de estatura mediana para baixa, o tórax se destaca no corpo. Possuem membros curtos e fortes. O olhar firme e penetrante. A mandíbula e a testa se destacam no rosto. Expressão incisiva e altiva. 

Outra forte expressão do colérico está no seu modo de andar, com passo firme e vigoroso, pisando forte, primeiro com o calcanhar, deixando sua marca em cada passo. Seu andar parece afundar o chão.  Os gestos são enérgicos, confiantes e com propósito. A fala é cheia de força, enfática e direta ao ponto. Pode parecer intimidador as outras pessoas, e por vezes, apresentar uma postura agressiva.

Dominância e intensidade são características marcantes no colérico. O comportamento é como  de uma pessoa que quer impor seu EU em todas as circunstâncias. As coisas são feitas com muita intensidade, energia, força e agressividade.

PENSAR

Os coléricos possuem muitas ideias elevadas e opiniões próprias. São idealistas e lutam por seus ideais. A dificuldade em ouvir ideias diferentes das suas também marcam esse temperamento. Assim como a dupla “ideias e ação” que caminham juntas nesse perfil. O pensar costuma ser decisivo e inflamado pela vontade de agir. 

SENTIR

Destaca-se o senso de justiça e o código de honra próprio, sabendo perdoar e também sabendo punir.

Há uma tendência a ser muito rigoroso consigo próprio e com os outros. Ao mesmo tempo, também costuma ser protetor, sentir respeito e estima por outras pessoas, que por sua vez, tem de “merecer”  esses sentimentos e serem dignas deles.

Costumam ter reações emocionais exageradas às situações e a ver opiniões opostas como um desafio. Irritam-se facilmente, assim como a impaciência também é uma constante.

QUERER

Marcado pela persistência, vigor e vontade, com destaque para a coragem, ação, firmeza de decisão, capacidade e impulsividade. 

A ação dirige-se para o futuro. Apresenta pouca paciência para detalhes e acredita que é capaz de fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Minimiza as dificuldades. A necessidade de quebrar seus próprios recordes, sobressair-se em tudo que faz e impor suas decisões aos outros também estão presentes nesse temperamento.

RELACIONAMENTOS

Nos relacionamentos com outras pessoas, mostra iniciativa, comando e liderança. Assim como, busca a imagem de herói. Outra característica é a de interromper as pessoas antes delas terminarem sua fala, pois acham que já entenderam.

RISCOS

Os excessos podem levar os coléricos a tornarem-se agressivos, com dificuldades para dominar o que sentem quando contrariados ou frente a um desafio. O maior perigo, no entanto, é a obsessão, quando se sentem impulsionados a perseguir um único objetivo, uma única ideia, sem medir meios e consequências, perdendo então a consciência do que está acontecendo ao seu redor ou das pessoas, enxergando apenas o objetivo. 

EXEMPLOS

Dois exemplos de personalidades famosas que tinham esse temperamento são: compositor alemão Ludwig Van Beethoven e o imperador francês Napoleão Bonaparte.

Geise Trintinalia
Geise Trintinalia
Sou mãe de um príncipe encantador e tia de 3 sobrinhos maravilhosos. Minha família me nutre. Adoro uma rotina. Planejo tudo que é possível. Sou mais do dia do que da noite. Gosto de coisas bonitas, sofisticadas e elegantes. Aprecio fotos, ler um bom livro, ouvir uma boa música, viagens, decoração de interiores, receber amigos em casa. Nasci, cresci, estudei e trabalhei por muitos anos em São Paulo. Desde 2018, moro e atuo em Massachusetts, nos Estados Unidos, com atendimentos online e sempre engajada em me manter atualizada com as melhores ferramentas de mercado. Pautada em minha história de vida e realizações, meu Propósito de Vida é transformar sonhos em realidade de forma bela, cuidadosa, transparente e amorosa. E os valores que sustentam esse propósito são: Transformação, Experiências Marcantes, Liberdade, Clareza, Autenticidade e Beleza no Resultado. Com esse repertório, experiência e propósito, me coloco à disposição e será um prazer construir com você uma nova jornada de autoconhecimento e desenvolvimento ainda mais repleta de propósito e realização pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *