O temperamento sanguíneo
20 de janeiro de 2021
O temperamento melancólico
28 de janeiro de 2021

O temperamento fleumático

Hoje falaremos sobre o temperamento fleumático. Uma dica para avaliarmos qual temperamento predomina em cada um de nós é colocarmos uma lupa nas lembranças do nosso segundo setênio, ou seja, dos 7 aos 14 anos, para que possamos identificar os traços mais puros dos temperamentos e, principalmente, daquele que mais se destaca em nós. 

No caso do temperamento fleumático, o elemento água está presente e ele é representado pela cor verde. Sua essência está na busca pelo bem-estar e equilíbrio interior.

Abaixo, seguem as principais características, forma de pensar, de “sentir” e de expressar seu querer no mundo. E, também, como se relacionam com outras pessoas e quais “riscos” correm quando há excesso desse temperamento atuando em um indivíduo.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS


Nesse temperamento, o olhar físico vai para o sistema glandular. Pela visão da Antroposofia, “quando as forças formativas interiores do bem-estar estão ativas em demasia, tudo aquilo que elas produzem em excesso é agregado ao corpo, levando os indivíduos com temperamento fleumático a acumular gorduras e tornando-os corpulentos, com uma constituição física arredondada, parecendo inflada”. 

Uma pessoa que tem o temperamento fleumático preponderante se destaca por sua comodidade interior, com pouca reação a estímulos externos e mais vontade de continuar em seu bem-estar interno. Em momentos de crise, costumam manter a calma e ritmo habituais, fazendo o que precisa ser feito. 


PENSAR

As pessoas do temperamento fleumático costumam aprender devagar e acumular, gradativamente, o que aprendem até tornarem-se sábios. São ótimos observadores e com boa memória para os detalhes que observam.

São estruturadas e metódicas no seu modo de pensar. Apresentam claramente suas ideias, de forma lógica e cuidadosa. Conservadorismo em suas ideias e apego a conceitos também as caracterizam.


SENTIR

Bondade, alegria de viver e calma são suas marcas registradas. Possuem dificuldade para expressar de forma clara ou agressiva seus descontentamentos. Não demonstra muito interesse pelas coisa, o que, às vezes, pode parecer certa indiferença.


QUERER


Buscam realizar primordialmente aquilo que gostam e tem força de vontade e determinação para fazer o que se propõem. Ao mesmo tempo, também apresentam pouca disposição, o que pode transmitir certa passividade. Podem “travar” se pressionados a fazerem o que não gostam. Emblemáticos por atuarem “Devagar e sempre“, possuem método e ritmo, o que pode gerar muita produtividade.


RELACIONAMENTOS

Exposição não costuma ser seu forte, seja de suas ideias, opniões ou de si próprio. Bom ouvintes sim, e buscam o prazer e conforto da relação. Isso pode, por vezes, passar uma imagem de egoísmo ou uma relação “sem sal”.

RISCOS

Um risco para pessoas com temperamento fleumático é o pouco interesse pelo mundo externo. Quando exagerado pode virar uma apatia total.

Geise Trintinalia
Geise Trintinalia
Sou mãe de um príncipe encantador e tia de 3 sobrinhos maravilhosos. Minha família me nutre. Adoro uma rotina. Planejo tudo que é possível. Sou mais do dia do que da noite. Gosto de coisas bonitas, sofisticadas e elegantes. Aprecio fotos, ler um bom livro, ouvir uma boa música, viagens, decoração de interiores, receber amigos em casa. Nasci, cresci, estudei e trabalhei por muitos anos em São Paulo. Desde 2018, moro e atuo em Massachusetts, nos Estados Unidos, com atendimentos online e sempre engajada em me manter atualizada com as melhores ferramentas de mercado. Pautada em minha história de vida e realizações, meu Propósito de Vida é transformar sonhos em realidade de forma bela, cuidadosa, transparente e amorosa. E os valores que sustentam esse propósito são: Transformação, Experiências Marcantes, Liberdade, Clareza, Autenticidade e Beleza no Resultado. Com esse repertório, experiência e propósito, me coloco à disposição e será um prazer construir com você uma nova jornada de autoconhecimento e desenvolvimento ainda mais repleta de propósito e realização pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *