O temperamento fleumático
26 de janeiro de 2021
Um caminho para lidar com os temperamentos humanos.
30 de janeiro de 2021

O temperamento melancólico

Chegamos ao último temperamento humano, o melancólico.

Para o temperamento melancólico, o elemento presente é a terra e ele é representado pela cor azul. De modo geral, uma preocupação constante acompanha as pessoas desse temperamento, assim como uma aflição interna, que sentem como uma dor, contrariedade e tristeza.  

Vale ressaltar que os traços mais puros do temperamento predominante em nós deve ser “investigado” nos nossos comportamentos quando estávamos vivendo nosso segundo setênio, ou seja, dos 7 aos 14 anos.

Abaixo, vamos conhecer as principais características, a forma de pensar, de “sentir” e de expressar sua vontade/seu querer no mundo. Assim como se relacionam com outras pessoas e quais “riscos” correm quando há excesso desse temperamento atuando em um indivíduo.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Observa-se nas pessoas de temperamento melancólico uma postura curvada, como que pendentes, testa constantemente enrugada e olhar cabisbaixo. Como se sua postura expressasse sua preocupação e aflição interna, assim como, gestos e andar pesados. Esse conjunto de características transmitem uma imagem de seriedade, tristeza, um ar de sofrimento e, de certa forma, uma pessoa pensativa e, por vezes, alheia ao mundo.

A profundidade e a aflição interna são marcantes no perfil do melancólico. O que resulta em reflexões profundas, introspecção, pouco interesse pelo que vem de fora,  e uma vida interior abundante. Esse profundo olhar interno também atrapalha a conexão com outras pessoas.

PENSAR

O modo de pensar do melancólico é profundo, reflexivo, detalhista, introspectivo e ligado ao passado. Espiritualidade e perfil intelectual também são comuns nas pessoas desse temperamento. Paixão pela leitura, conceitos e profundidade no que faz, também se destacam no seu pensar. O interesse em entender as coisas antes de mudá-las é outra forma do pensar do melancólico.

SENTIR

Forte sensibilidade expressa seu sentir. As experiências de vida geram uma profunda marca nas pessoas de temperamento melancólico. Tendem a se sentirem feridos mais facilmente do que os indivíduos dos demais temperamentos e acabam, como uma maneira de se protegerem, se fechando em si mesmos. Por esse conjunto de características, as pessoas de temperamento melancólico podem se colocar em posição de vítima frequentemente.

QUERER

Exige muito de si próprio, tende a ser perfeccionista, fiel, sincero, exigente (consigo mesmo e com os demais) e metódico. Pode assumir compromissos além das possibilidades, no entanto, cumpre com o dever daquilo que assumiu.

Costuma ter dificuldades para adaptar-se a novos cenários e contextos em função da sua constante preocupação e introspecção.

RELACIONAMENTOS

Em geral as pessoas de temperamento melancólico possuem poucos amigos. Demonstram dificuldade em lidar com opniões ou pontos de vista diferentes dos seus, especialmente, se não tiverem o nível de profundidade que gostam de tratar os assuntos que lidam. Intolerância e crítica podem estar presentes se sentirem incomodados e/ou frustrados.

RISCOS

A depressão é um constante risco para as pessoas de temperamento melancólico, devido a dificuldade de colocarem para fora o que sentem e por todo o conjunto de características descritos acima. Quando há exageros nas peculiaridades descritas nesse temperamento, o maior risco é do indivíduo chegar à loucura.

Geise Trintinalia
Geise Trintinalia
Sou mãe de um príncipe encantador e tia de 3 sobrinhos maravilhosos. Minha família me nutre. Adoro uma rotina. Planejo tudo que é possível. Sou mais do dia do que da noite. Gosto de coisas bonitas, sofisticadas e elegantes. Aprecio fotos, ler um bom livro, ouvir uma boa música, viagens, decoração de interiores, receber amigos em casa. Nasci, cresci, estudei e trabalhei por muitos anos em São Paulo. Desde 2018, moro e atuo em Massachusetts, nos Estados Unidos, com atendimentos online e sempre engajada em me manter atualizada com as melhores ferramentas de mercado. Pautada em minha história de vida e realizações, meu Propósito de Vida é transformar sonhos em realidade de forma bela, cuidadosa, transparente e amorosa. E os valores que sustentam esse propósito são: Transformação, Experiências Marcantes, Liberdade, Clareza, Autenticidade e Beleza no Resultado. Com esse repertório, experiência e propósito, me coloco à disposição e será um prazer construir com você uma nova jornada de autoconhecimento e desenvolvimento ainda mais repleta de propósito e realização pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *