Hoje falaremos sobre o temperamento sanguíneo. Ainda buscando nos recordar dos nossos comportamentos quando estávamos vivendo nosso segundo setênio, ou seja, dos 7 aos 14 anos para que possamos identificar os traços mais puros do temperamento predominante em nós.
No caso do temperamento sanguíneo, o elemento ar está presente e é representado pela cor amarela. Uma grande e incontrolável “excitabilidade” o caracteriza de modo geral.
Abaixo vamos conhecer as principais características, a forma de pensar, de “sentir” e de expressar sua vontade/seu querer no mundo. Além de como se relacionam com outras pessoas e quais “riscos” correm quando há excesso desse temperamento atuando em um indivíduo.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
De modo geral, uma das características físicas de um indivíduo do temperamento sanguíneo é o seu corpo esguio, com expressão maleável, fluída e tênue. Seu rosto apresenta traços expressivos e mutáveis, sem uma característica marcante. Possui um olhar inquieto, alegre e atento, como se tivesse constantemente em prontidão. Demonstra um andar saltitante, leve e quase dançante. Ao contrário do colérico, o sanguíneo toca o chão de forma leve e superficial, utilizando mais as pontas dos pés.
Uma pessoa que tem o temperamento sanguíneo preponderante entusiasma-se com facilidade por tudo que vem do mundo externo, com dificuldade de ter um freio que o torne interiormente constante. Para o sanguíneo, é difícil concentrar-se numa impressão, fixar-se numa imagem ou manter seu interesse em um objeto. Passa de uma impressão, percepção ou ideia para outra rapidamente.
PENSAR
A quantidade de ideias incríveis é tão grande que dificulta a realização das coisas. Diferencia-se por sua imaginação viva, criativa e flexível. Muda de ideia facilmente. Costuma ser superficial e generalista. Entende e sabe um pouco de tudo. Frequentemente, sua flexibilidade no modo de pensar o faz “viajar”. É capaz de fazer muitas conexões, muitas vezes, de forma superficial. É eloquente ao se expressar, o que também dificulta chegar no cerne da questão.
SENTIR
Costuma misturar sonhos com realidade. Seu entusiasmo, otimismo e calor faz com que as pessoas acreditem no sanguíneo, mesmo quando tende a construir “castelos no ar”. Instabilidade e tempo para avaliar um sentimento ou uma impressão não são seus pontos fortes. Tem interesses momentâneos e oscilantes. Raramente machuca as pessoas.
QUERER
Odeia rotinas, segue seus próprios interesses e ritmo. Demonstra pouca força de vontade. Costuma deixar as coisas pela metade, desiste com facilidade de objetivos e já começa outra atividade. Frequentemente atrasado e querendo sair antes de terminar o que está fazendo. Curiosidade é seu forte, assim como a rapidez, inovação e flexibilidade. Gosta de fazer muitas coisas ao mesmo tempo.
RELACIONAMENTOS
Sociabilidade é sua marca principal. Possui muitos conhecidos e poucos amigos profundos, com quem se abre, confia. Evitar conflitos faz parte do seu modo de se relacionar com as pessoas.
RISCOS
Instabilidade excessiva é um risco que um sanguíneo corre, assim como oscilações nas sensações que podem inclusive resultar em alienação mental se for muito exagerado.