PERMA – Os 5 pilares da Psicologia Positiva

A Teoria dos Setênios – “Os Ciclos da Vida”
17 de novembro de 2020
Setênios e as Fases da Vida
22 de novembro de 2020

PERMA – Os 5 pilares da Psicologia Positiva

Por muito tempo, a psicologia tradicional se dedicou ao estudo de patologias. O foco estava em identificar e tratar transtornos psicológicos que causavam um estado de desordem nas ideias e emoções do ser humano. No entanto, na década de 1990, o psicólogo e professor da Universidade da Pensilvânia, Martin Seligman, identificou uma lacuna existente na psicologia.

O psicólogo percebeu que somente tratar os transtornos não significava necessariamente que a pessoa passava a se sentir feliz. Era como ir de um estado negativo para um estado neutro, mas não positivo. Frustrado com o foco total da psicologia em doenças mentais, anomalias, traumas e sofrimentos, Seligman propôs uma ampliação da rota dos estudos quando se tornou presidente da Associação Americana de Psicologia, em 1998.

Em 2000, Martin Seligman e Mihaly Csikszentmihalyi publicaram o que seria, então, o principal artigo a respeito desse novo subcampo da psicologia, a psicologia positiva.

O que é psicologia positiva?

A psicologia positiva é uma abordagem recente dentro da área da psicologia. Ela busca adotar uma visão mais ampla do ser humano, que valorize os potenciais, as motivações e as competências humanas, sem ignorar ou negar as patologias e desordens psicológicas.

O objetivo principal é se concentrar em aspectos, vivências e experiências positivas dos indivíduos a fim de ajudá-los a terem maior qualidade em sua vida privada e social, assumir controle de suas emoções e, de forma simples, encontrarem a felicidade genuína.

Após anos de dedicação a pesquisas sobre transtornos mentais, com foco na depressão e na teoria do desamparo aprendido, Martin Seligman voltou-se ao estudo e aplicação da psicologia positiva.

Em 2002, publicou seu livro Felicidade Autêntica, em que apresentou as primeiras bases sobre essa ciência do bem-estar. O autor defende que a psicologia deve possibilitar mais do que suporte e tratamento de desordens, focando também em reconhecer e cultivar virtudespontos fortesideias atitudes positivas do ser humano.

O Modelo Perma de Martin Seligman

Nove anos depois da publicação de Felicidade Autêntica, em 2011, Seligman publicou uma nova e revolucionária tese sobre o tema em seu livro Florescer. Nesta obra, o autor apresentou os 5 pilares que sustentam sua teoria sobre a felicidade e servem para mensurar e embasar uma “vida florescente”, ou seja, repleta de bem-estar. O conjunto foi chamado de Modelo Perma:

P.E.R.M.A

P= Emoções Positivas.

 A teoria broaden and build de Barbara Fredrickson confirma que emoções positivas ajudam a construir repertório de pensamentos e ações para responder as situações que se apresentam. Também contribuem para construir resiliência em momentos adversos. Do ponto de vista organizacional, as emoções positivas têm um efeito contágio na melhora do ambiente.

Frederickson sugere que as emoções positivas aprimoram o repertório de ação do pensamento de um indivíduo e fornecem suporte para melhorar os recursos pessoais. Aplicado à força de trabalho, Frederickson postula que emoções positivas experimentadas por funcionários individualmente criarão um efeito cascata que beneficia o funcionamento organizacional .

Para gerar bem-estar, precisamos de emoçoes positivas em nossas vidas. Qualquer emoção positiva como paz, gratidão, satisfação, prazer, inspiração, esperança, curiosidade ou amor se enquadra nessa categoria

E= Engajamento.

Não é novidade que colaboradores mais engajados performam melhor. Um dos modelos de medição de engajamento proposto pela Psicologia Positiva mede três fatores – Energia, dedicação e o quanto as pessoas se integram a aquela atividade, grupo ou organização. O fator confiança nas pessoas e no ambiente também se revelou um preditor de engajamento.

R= Relacionamentos Positivos.

Compostos por aspectos como inclusão, network, intimidade e participação no desenvolvimento de outros. Representam um fator de satisfação do trabalho que contribui para a colaboração entre equipes e áreas, são um fator de retenção de colaboradores.

M= Significado (Meaning).

É a conexão de nosso propósito com o dia a dia do trabalho. As pessoas podem encontrar significado em decorrência do ambiente e equipe de trabalho, ou em função da atividade que exercem (vocação).

Existe uma correlação alta (0.63) entre as pessoas que encontram significado no trabalho e alta performance.

Importante: não é o tipo de trabalho que pode ou não trazer significado e sim a maneira como nos relacionamos com ele.  Posso obter significado do e no trabalho.

Mas o propósito pode ser encontrado em qualquer trabalho?

Parece que sim. Uma análise abrangente de dados de mais de 11.000 funcionários em diferentes setores: o único mais forte preditor de significância foi a crença de que o trabalho teve um impacto positivo sobre os outros.

A= Realizações (Accomplishment).

São as metas e objetivos que nos propomos. Um alto índice de realização geralmente vem acompanhado com uma sensação de autonomia e auto eficácia.

É possível medir estes elementos através da escala PERMA de medição e propor uma revisão de processos que ajudem a estimular sua aplicação, incorporados não em um programa de desenvolvimento, mas no dia-a-dia da organização.

Embora haja uma suposição de que o estresse e a pressão levem os funcionários a realizar mais, melhor e mais rapidamente, as organizações que seguem essas práticas não reconhecem os custos ocultos incorridos.

Em suma, um local de trabalho positivo é mais bem-sucedido ao longo do tempo porque aumenta as emoções positivas e o bem-estar. Isso, por sua vez, melhora as relações entre as pessoas e amplia suas habilidades e criatividade. 

Um ambiente positivo melhora a capacidade dos funcionários de se recuperar de desafios e dificuldades, ao mesmo tempo em que fortalece sua saúde.

Conclusão

Os pilares descritos anteriormente formam uma estrutura solida para uma vida com mais significado e realizações.
Se adotarmos o modelo PERMA na rotina diária, podemos ter ganhos incríveis, como realização pessoal, vida com mais propósito, prioridade nas coisas importantes, bem estar físico e emocional.

Quer saber o que a psicologia positiva e os seus 5 pilares podem fazer por você? Conheça no nosso programa PDI – Caminhos e Potencialidades clicando aqui.

Geise Trintinalia
Geise Trintinalia
Sou mãe de um príncipe encantador e tia de 3 sobrinhos maravilhosos. Minha família me nutre. Adoro uma rotina. Planejo tudo que é possível. Sou mais do dia do que da noite. Gosto de coisas bonitas, sofisticadas e elegantes. Aprecio fotos, ler um bom livro, ouvir uma boa música, viagens, decoração de interiores, receber amigos em casa. Nasci, cresci, estudei e trabalhei por muitos anos em São Paulo. Desde 2018, moro e atuo em Massachusetts, nos Estados Unidos, com atendimentos online e sempre engajada em me manter atualizada com as melhores ferramentas de mercado. Pautada em minha história de vida e realizações, meu Propósito de Vida é transformar sonhos em realidade de forma bela, cuidadosa, transparente e amorosa. E os valores que sustentam esse propósito são: Transformação, Experiências Marcantes, Liberdade, Clareza, Autenticidade e Beleza no Resultado. Com esse repertório, experiência e propósito, me coloco à disposição e será um prazer construir com você uma nova jornada de autoconhecimento e desenvolvimento ainda mais repleta de propósito e realização pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *