Um caminho para lidar com os temperamentos humanos.
30 de janeiro de 2021
Propósito no Trabalho – Qual é o seu chamado?
11 de fevereiro de 2021

Propósito na vida cotidiana

Livro Noble Purpose – Willian Damon

“Texto Inspirado no Livro Noble Purpose de Willian Damon”


Todos nós temos momentos em que nos envolvemos muito ao fazer algo. Algo simples, como passar o cadarço de forma diferente no tênis ou preparar uma refeição saborosa. Pode ser algo lúdico, como montar um quebra-cabeças, ou algo muito sério, como dirigir para casa durante uma tempestade repentina ou resgatar nosso melhor amigo que está em apuros.

Pense em como você vivencia esses momentos. Se você realmente se envolver em uma determinada situação, dará a ela total dedicação. Você para de pensar em si mesmo, mas, em vez disso, fica fascinado pelo problema em questão. “Ao mesmo tempo, à medida que reúne suas capacidades mentais e físicas para chegar a uma solução, você pode descobrir poderes que nunca pensou ter, talentos não experimentados, novas habilidades, energias extras inexploradas. Você sente uma onda de entusiasmo à medida que avança em direção ao seu objetivo. Você perde o controle de suas preocupações e aflições cotidianas, de onde por acaso está, de que horas são, de sua própria presença corporal – em suma, de todas as prisões usuais de nosso mundo físico e material. Você pode sentir aquele estado sublime de liberdade espiritual que alguns psicólogos chamam de “fluxo”. Mesmo que sua absorção na tarefa possa parecer difícil, ela também lhe traz uma sensação tangível de satisfação, bem-estar e alegria.”

Os exemplos de cozinhar, montar quebra-cabeças, dirigir para casa em meio a tempestades são experiências absorventes, no entanto transitórias, experiências que as pessoas podem realizar de tempos em tempos. Você já parou para imaginar como seria viver toda a sua vida com esse tipo de foco? Segundo Willian Damon todos nós podemos fazer essa escolha. “Viver dessa maneira significa encontrar propósitos em grande escala que concentrem seus talentos, habilidades, pensamentos e energias de maneira duradoura. Significa encontrar algo em que você realmente acredita, algo tão digno de ser realizado que você se dedique a isso de todo o coração, sem interesses pessoais. Significa dedicar-se a uma causa, ou muitas causas, que você considera ter propósitos nobres”.

“Nobre” nesse contexto nem sempre significa “heróico”, se interpretarmos “heróico” como a busca de aventuras ousadas e perigosas para a vida. Porém, aqui queremos dar ênfase no fato de que um propósito nobre também pode ser encontrado no dia-a-dia da existência humana.

Por exemplo, uma mãe cuidando de seu filho, um professor lecionando, um piloto em um vôo comercial, um dentista tratando pacientes, todos buscam objetivos nobres. O mesmo acontece com as pessoas que dedicam tempo, cuidado, esforço e bens materiais à caridade, às suas comunidades, aos seus amigos e familiares.

Propósitos nobres geralmente são assuntos sérios e, normalmente, muitos não sustentam uma vida inteira somente de satisfação e alegria. Propósitos nobres podem ser encontrados em lugares familiares e buscados em atos cotidianos. A declaração a seguir nos mostra como os cientistas definem o termo “propósito”: “Propósito é uma intenção estável e generalizada de realizar algo significativo para o “Eu” e que traga uma contribuição para o mundo além do próprio Eu.”

Esta definição científica chama nossa atenção para as seguintes qualidades de propósito:

  • O propósito é uma meta, e é mais estável e abrangente do que objetivos de nível inferior, como “conseguir um bom vestido para usar numa festa” ou “encontrar um lugar naquele restaurante lotado”.
  • O propósito é uma parte fundamental de nossa busca pessoal por significado, e também tem uma qualidade externa, um desejo de fazer a diferença no mundo, de contribuir para questões além (e maiores do que) nosso próprio interesse.
  • O propósito é direcionado a realizações, ou a um fim, para os quais se pode fazer progresso. Eles podem ser materiais ou não materiais e podem ser alcançáveis ​​ou inacessíveis. A característica essencial não é sua concretude ou acessibilidade, mas o senso de direção que o propósito nos fornece.

Há propósitos, mesmo considerados duradouros e estimulantes, que nem sempre são nobres. Grande mal foi feito por pessoas que se comprometem com propósitos nada nobres. Existem algumas maneiras de distinguir entre propósitos nobres e não nobres. “Segundo nosso autor referência para esse post: “talvez a maneira mais reveladora seja examinar se os meios e os fins do propósito são morais. Podemos ver facilmente que os fins devem ser dignos: um propósito imoral, como a discriminação racial ou étnica, nunca poderia ser nobre. Mas os meios pelos quais buscamos nossos fins também devem ser morais se o propósito é ser nobre. Não seria nobre perseguir a erradicação da pobreza mundial exterminando os pobres: os fins podem ser nobres, mas não os meios. Nem seria nobre atingir qualquer objetivo elevado mentindo, trapaceando ou por qualquer outro meio de má reputação. Para se qualificar como um propósito nobre, o porque da ação, bem como seu como, devem ser guiados por um forte senso moral. Encontrar um propósito nobre significa nos dedicar a algo que valha a pena ser feito e fazê-lo de maneira honrosa.”

Diante dessa reflexão que o William Damon nos coloca, você já parou para pensar em qual é o seu propósito? Quais talentos você tem para entregar ao mundo? O que você sonha em ser e viver? Quer conhecer mais sobre você mesmo e buscar as respostas para essas perguntas? Entre em contato e agenda uma primeira sessão gratuita! Te espero!

Geise Trintinalia
Geise Trintinalia
Sou mãe de um príncipe encantador e tia de 3 sobrinhos maravilhosos. Minha família me nutre. Adoro uma rotina. Planejo tudo que é possível. Sou mais do dia do que da noite. Gosto de coisas bonitas, sofisticadas e elegantes. Aprecio fotos, ler um bom livro, ouvir uma boa música, viagens, decoração de interiores, receber amigos em casa. Nasci, cresci, estudei e trabalhei por muitos anos em São Paulo. Desde 2018, moro e atuo em Massachusetts, nos Estados Unidos, com atendimentos online e sempre engajada em me manter atualizada com as melhores ferramentas de mercado. Pautada em minha história de vida e realizações, meu Propósito de Vida é transformar sonhos em realidade de forma bela, cuidadosa, transparente e amorosa. E os valores que sustentam esse propósito são: Transformação, Experiências Marcantes, Liberdade, Clareza, Autenticidade e Beleza no Resultado. Com esse repertório, experiência e propósito, me coloco à disposição e será um prazer construir com você uma nova jornada de autoconhecimento e desenvolvimento ainda mais repleta de propósito e realização pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *